Estudar instrumentos musicais traz vários benefícios ao músico. Melhora a coordenação motora, aumenta a capacidade de raciocínio e concentração, melhora sua audição, alivia dores, traz alegria, estimula o trabalho em equipe, etc. Mas, para começar a estudar, você precisa escolher dentre os diversos tipos de instrumentos musicais, um que te atraia mais. A maioria das pessoas opta pelo violão, por ser fácil de carregar e mais barato se comparado a outros instrumentos musicais. E ainda, pode ser levado para a praia, churrasco, para a casa de um amigo e muitos outros lugares, onde você não levaria um piano, por exemplo. Aí surge a dúvida: qual violão comprar?
Primeiro você deve responder algumas perguntas:
1) Como vou usar o violão?
1.1 – Somente para estudar.
2.1 – Para estudar e tocar em pequenos eventos.
3.1 – Para grandes eventos.
2) Quanto posso gastar?
3) É para um iniciante ou alguém que está num nível intermediário?
Então, já pensou?
Vou considerar, nesse artigo, um violão somente para estudo, com uma faixa de preço bem acessível, considerando que será para iniciantes.
Definido isso, confira abaixo 7 passos para comprar seu primeiro violão.
1 – Decidir entre nylon ou aço
Para decidir se vai comprar um violão com cordas de nylon ou de aço, você precisa observar algumas diferenças entre os dois:
- O de nylon é mais utilizado em música clássica, MPB, bossa nova, samba, flamenco, etc
- O de aço é mais utilizado em Pop rock, rock, country, blues, etc.
- O violão de nylon é mais macio, facilitando que o iniciante no violão, principalmente crianças, consigam tirar som, ao apertar as cordas.
- O violão de aço é um pouco mais “duro”, dificultando que um iniciante, ou, no nosso caso, uma criança consiga tirar som dos acordes.
O fator ESTILO MUSICAL, no caso dos iniciantes, não precisa ser encarado tão rigorosamente.
Já o fato do violão ser “macio”, faz muita diferença. Então, acredito que o violão de nylon facilite um pouco pra quem está começando.
Porém, não deixe de comprar um violão de aço, se gosta mais do som dele. Basta se esforçar um pouco mais para “tirar” som dos acordes.
2 – Decidir se precisa ou não plugá-lo para tocar.
Vejo muita gente comprando um violão simples, só para estudar, e quando passa um tempo se arrepende, pois, não tem como plugar o violão para tocar em um pequeno evento. Então, é importante pensar bem se não vale a pena investir um pouquinho mais e comprar um que tenha captação, para plugar em uma mesa de som. Se isso não for um problema para você, saiba que estudar em um violão sem captação e um com captação dá no mesmo.
3 – Verificar se todas partes do violão estão em perfeito estado
É comum ver nas lojas, violões com alguns defeitos de fábrica. Aqui você deve verificar se todas as partes do violão estão em perfeito estado. Faça o seguinte:
- Verifique se o braço não está com nenhuma torção.
- Verifique se as tarraxas estão girando sem travar.
- Verifique se o corpo ou o braço do violão não estão quebrados em nenhum lugar.
- Toque todas as casas e veja se a afinação está conferindo.
- Caso o violão tenha controles de volume e tonalidade, gire os botões e perceba se não tem nenhum problema no som, como, por exemplo, ruídos indesejáveis.
4 – Atenção a tocabilidade
É muito ruim tocar em um violão “duro”, braço largo demais com cordas muito altas.
Então, observe se a espessura do braço é confortável para você e se as cordas não estão altas demais. Lógico que, após comprar o violão, você pode pedir a alguém experiente para regular a altura das cordas, mas, se puder comprar um que já esteja adequado pra você estudar, muito melhor, certo?
5 – Escolher o tamanho do violão
Algumas pessoas compram violões enormes para crianças. Se você é adulto e está comprando um violão para uso pessoal, pode comprar grande, sem problemas. Mas, se vai comprar para uma criança, já existem violões específicos. Então, escolha um violão de tamanho confortável, para que a criança não desista de estudar por um motivo secundário, mesmo tendo grande potencial.
Vale ressaltar também, que o tamanho do corpo do violão influencia, e muito, no som do mesmo.
6 – Escolher a cor do violão
Quando comprei minha primeira guitarra, a única coisa que queria era que fosse preta. Não me importava com mais nada.
Mesmo não sendo o mais importante na hora da compra, você não vai querer sentar para estudar todos os dias e por as mãos em um violão que você não gosta de olhar, porque não gostou da cor, mas não tinha outra opção.Se for uma criança então, não vai aceitar de forma alguma.
Então, se possível, tente conciliar todos os passos anteriores com a cor que mais te agrada.
7 – Pedir ajuda ao seu professor ou algum outro músico experiente
Por último, e talvez o mais importante, peça ajuda a alguém experiente no assunto. Um músico experiente vai saber escolher o violão correto para o seu caso. Então, não tenha receio de pedir ajuda ao seu professor ou amigo, que seja bom músico. É a melhor forma de não errar.
Artigos recomendados