Se chegou até aqui, acredito que já tenha lido os artigos onde falei sobre os INTERVALOS MUSICAIS, formação das tríades e das tétrades, e também as notas de tensão.
Não leu ainda? Então volte lá antes de prosseguir seus estudos, senão não vai entender muito daqui pra frente.
Hoje vou te mostrar como cifrar cada acorde desses.
Mas antes você precisa saber que a cifra contém vários símbolos. Vou descrever cada um deles para você nesse artigo.
Continue lendo até o final.
LETRAS
Existem sete notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, La, Si.
Então para cada NOTA usaremos uma LETRA. Essas letras representarão os ACORDES.
1) Letra A representa o LÁ
2) Letra B representa o SI
3) Letra C representa o DO
4) Letra D representa o RE
5) Letra E representa o MI
6) Letra F representa o FA
7) Letra G representa o SOL
E a letra ” m ” ( minúscula ) que aparece em alguns acordes, o que significa?
A letra ” m ” é usada quando você quiser indicar que o acorde é menor. EX.: Cm = DÓ menor.
Se o acorde for MAIOR não usar nada, só a letra. EX.: C = DÓ Maior
NÚMEROS
Lembra dos artigos sobre os Intervalos? Então, muitas vezes aqueles números que você aprendeu lá, são os mesmos que você vai ver quando estiver lendo uma cifra.
Os mais usados são: 2, 4, 5, 6, 7, 9, 11, 13.
Veja alguns exemplos de como eles podem aparecer na cifragem dos acordes:
C7 , Cm7, C4, C9, C7/9, Cm6, C7/11, C7/13, etc.
SÍMBOLOS
Para ler os símbolos você deve prestar atenção se está do lado da LETRA ou do lado do NÚMERO. Isso faz muita diferença.
Veja abaixo:
1) Sustenido – ” # ” – ao lado da letra lê-se SUSTENIDO mesmo.
- EX.: C# lê-se DÓ Sustenido.
2) Sustenido – ” # ” – ao lado de números lê-se AUMENTADA.
- EX.: C(#5) lê-se DÓ com quinta aumentada.
3) Bemol – ” b ” – ao lado da letra lê-se BEMOL mesmo.
- EX.: Db lê-se RÉ bemol.
4) Bemol – ” b ” – ao lado de números lê-se MENOR ou DIMINUTA, dependendo do intervalo.
- EX.: C (b5) lê-se DÓ com quinta diminuta. C(b9) lê-se DÓ com nona menor.
5) Parênteses – são usados para indicar as notas de Tensão.
- EX.: C(#9) lê-se DO com nona aumentada.
6) Símbolo menos ( – ) – apesar de eu não gostar muito, também pode ser usado para acordes menores.
- EX.: C- lê-se DÓ menor.
7) Símbolo ” M ” Maiusculo – após o número SETE indica que a sétima é Maior.
- EX.: C7M lê-se DÓ com sétima Maior.
8) BARRA entre LETRAS – é usada para indicar que o acorde está invertido.
- EX.: D/A lê-se RÉ com baixo em LÁ.
9) BARRA entre NÚMEROS – lê-se ” ê “.
- EX.: C7/9 lê-se DÓ com sétima e Nona.
10) Símbolo ” Add “ – quer dizer ADICIONAR o intervalo indicado.
- EX.: Cadd9 lê-se DÓ com Nona adicionada
11) Omit – quer dizer OMITIR o intervalo indicado.
- EX.: Comit5 lê-se DÓ com quinta omitida.
12) Símbolo ” ° “ – quer dizer DIMINUTO.
- EX.: C° lê-se DÓ Diminuto
13) Dim – também quer dizer DIMINUTO.
- EX.: Cdim lê-se DÓ Diminuto.
14) Símbolo ” Ø “ – quer dizer MEIO-DIMINUTO.
- EX.: CØ lê-se DÓ meio-diminuto.
Com tudo isso em mente já podemos começar a CIFRAR as TRÍADES.
TRÍADES MAIORES CIFRADAS
C = Do mi sol
C# = Do# mi# sol#
Db = Reb fa lab
D = Re fa# la
D# = Re# fax la#
Eb = Mib Sol Sib
E = Mi Sol# si
F = Fa la do
F# = Fa# la# do#
Gb = Solb sib reb
G = Sol si re
G# = Sol# si# re#
Ab = Lab do mib
A = La do# mi
A# = La# dox mi#
Bb = Sib re fa
B = Si re# fa#
TRÍADES MENORES CIFRADAS
Cm = do mib sol
C#m = do# mi sol#
Dbm = reb fab lab
Dm = re fa la
D#m = re# fa# la#
Ebm = mib solb sib
Em = mi sol si
Fm = fa lab do
F#m = fa# la do#
Gbm = solb sibb reb
Gm = sol sib re
G#m = Sol# si re#
Abm = Lab dob mib
Am = La do mi
A#m = La# do# mi#
Bbm = Sib reb fa
Bm = Si re fa#
TRÍADES AUMENTADAS CIFRADAS
C(#5) = Do mi sol#
C#(#5) = Do# mi# solx
Db(#5) = Reb fa la
D(#5) = Re fa# la#
D#(#5) = Re# fax lax
Eb(#5) = Mib Sol Si
E(#5) = Mi Sol# si#
F(#5) = Fa la do#
F#(#5) = Fa# la# dox
Gb(#5) = Solb sib re
G(#5) = Sol si re#
G#(#5) = Sol# si# rex
Ab(#5) = Lab do mi
A(#5) = La do# mi#
A#(#5) = La# dox mix
Bb(#5) = Sib re fa#
B(#5) = Si re# fax
TRÍADES DIMINUTAS CIFRADAS
Cm(b5) = do mib solb
C#m(b5) = do# mi sol
Dbm(b5) = reb fab labb
Dm(b5) = re fa lab
D#m(b5) = re# fa# la
Ebm(b5) = mib solb sibb
Em(b5) = mi sol sib
Fm(b5) = fa lab dob
F#m(b5) = fa# la do
Gbm(b5) = solb sibb rebb
Gm(b5) = sol sib reb
G#m(b5) = Sol# si re
Abm(b5) = Lab dob mibb
Am(b5) = La do mib
A#m(b5) = La# do# mi
Bbm(b5) = Sib reb fab
Bm(b5) = Si re fa
DICA EXTRA
Se você está começando a tocar teclado/piano agora ou já toca há um tempo mais não consegue sair dos mesmos acordes, as mesmas escalas e sua forma de tocar já está meio ” batida “, quero te dizer que é hora de mudar e realizar seu sonho de tocar bem.
Você pode estudar teclado/piano sem sair de casa e aprender tudo o que precisa para se tornar um músico super-criativo nas teclas. Se quiser conhecer o material desenvolvido para tecladistas, basta acessar o link abaixo:
Qualquer dúvida é só deixar um comentário que respondo o mais breve possível.