Chegamos hoje ao último artigo sobre os INTERVALOS MUSICAIS. Se ainda não estudou os outros dois artigos, recomendo fortemente que leia antes de prosseguir seus estudos.
Vamos começar vendo a diferença entre INTERVALOS SIMPLES e COMPOSTOS.
1) INTERVALOS SIMPLES – são aqueles que NÃO ultrapassam o limite da OITAVA.
Um jeito bem simples de entender é pensando na escala de Dó Maior. Se você começa com a nota DO ( Tônica ) e de forma ascendente chega até a nota DO ( Oitava ), você está dentro do limite da Oitava, portanto, esses intervalos são considerados SIMPLES.
DÓ - 1ª Justa Ré - 2ª Maior Mi - 3ª Maior Fá - 4ª Justa Sol - 5ª Justa Lá - 6ª Maior Si - 7ª Maior Dó - 8ª Justa
2) INTERVALOS COMPOSTOS – são aqueles que ultrapassam o limite da OITAVA. Ou seja, se já chegamos a nota DO ( Oitava ) e fazemos a nota RE ( NONA) ou a nota MI ( DÉCIMA ), esses já são considerados Intervalos COMPOSTOS.
DÓ - 1ª Justa Ré - 2ª Maior Mi - 3ª Maior Fá - 4ª Justa Sol - 5ª Justa Lá - 6ª Maior Si - 7ª Maior Dó - 8ª Justa Ré - 9ª Maior Mi - 10ª Maior Fá - 11ª Justa Sol - 12ª Justa Lá - 13ª Maior Si - 14ª Maior
Se você observar bem na escala acima, vai perceber que a nota RE ( 2 Maior ) é igual a nota RE( 9 Maior ) e o mesmo acontece com as outras notas. Vejamos na tabela abaixo como fica essa relação;
- Intervalo de 2ª Maior = 9ª Maior
- Intervalo de 3ª Maior = 10ª Maior
- Intervalo de 4ª Justa = 11ª Justa
- Intervalo de 5ª Justa = 12ª Justa
- Intervalo de 6ª Maior = 13ª Maior
- Intervalo de 7ª Maior = 14ª Maior
Agora você precisa entender o seguinte: os intervalos COMPOSTOS são muito usados para cifrar os acordes, então, e desnecessário usar os intervalos de 8ª, 10ª, 12ª e 14ª em CIFRAS.
Ficou complicado? Vou te explicar melhor, mas pra isso você precisa saber sobre a FORMAÇÃO DOS ACORDES.
TRÍADES
Tríades são acordes compostos por TRÊS NOTAS ( Sons ). Para encontrarmos uma tríade, basta empilharmos TERÇAS sobrepostas ( Tônica + terça + quinta ). Note que usamos somente os intervalos IMPARES.
Combinando essas três notas ( Tônica + terça + quinta ) encontraremos QUATRO tipos de Tríades:
- Tríades Maiores – formadas pela Tônica + Terça Maior + Quinta Justa. DO MI SOL
- Tríades menores – formadas pela Tônica + Terça menor + Quinta Justa. DO MIb SOL
- Tríades Aumentadas -formadas pela Tônica + Terça Maior +Quinta Aumentada. DO MI SOL#
- Tríades Diminutas – formadas pela Tônica + Terça menor + Quinta diminuta. DO MIb SOLb
Como já foi dito, e você pode observar acima, todas as TRÍADES só usam intervalos IMPARES
- Tônica ( 1 )
- Terça ( 3 )
- Quinta ( 5 )
TÉTRADES
Se você acrescentar a SÉTIMA a tríade, terá uma TÉTRADE.
Concluímos então, que as TÉTRADES contém as notas da Tríade, mais a SÉTIMA.
Ex.: Tônica, terça, quinta + SÉTIMA.
Sendo assim, você terá vários combinações de intervalos, que vão gerar acordes diferentes.
Veja abaixo:
- Tríade Maior + Sétima Maior – Tônica + Terça Maior + Quinta Justa + Sétima Maior.
- Tríade Maior + Sétima menor – Tônica + Terça Maior + Quinta Justa + Sétima menor.
- Tríade menor + Sétima Maior – Tônica + Terça menor + Quinta Justa + Sétima Maior.
- Tríade menor + Sétima menor – Tônica + Terça menor + Quinta Justa + Sétima menor
- Tríade diminuta + Sétima menor – Tônica + Terça menor + Quinta diminuta + Sétima menor
- Tríade diminuta + Sétima diminuta – Tônica + Terça menor + Quinta diminuta + Sétima diminuta.
- Tríade aumentada + Sétima Maior – Tônica + Terça Maior + Quinta aumentada + Sétima Maior.
EXEMPLOS:
Tríade Maior + Sétima Maior – DO MI SOL SI
Tríade Maior + Sétima menor – DO MI SOL SIb
Tríade menor + Sétima Maior – DO MIb SOL SI
Tríade menor + Sétima menor – DO MIb SOL SIb
Tríade diminuta + Sétima menor – DO MIb SOLb SIb
Tríade diminuta + Sétima diminuta – DO MIb SOLb SIbb
Tríade aumentada + Sétima Maior – DO MI SOL# SI
Estamos chegando ao final desse artigo. Continue lendo até ao final para entender TUDO sobre o assunto.
Você se lembra da afirmação lá de cima?
” os intervalos COMPOSTOS são mais usados para cifrar acordes, então é desnecessário usar os intervalos de 8ª, 10ª, 12ª e 14ª em cifra”.
Então, se você pensar que os acordes ( TRIADES e TÉTRADES ) são formados pelos números IMPARES, vai observar que usaremos 9ª, 11ª e 13ª para CIFRAR os acordes, já que os demais intervalos ( 1ª, 3ª, 5ª e 7ª ) já fazem parte da formação dos mesmos.
Veja abaixo:
DO MI SOL SI RE FA LA
T 3M 5J 7M 9M 11J 13M
- As notas em azul fazem parte da tríade.
- A nota em vermelho faz parte da sétima
- As notas em verde são chamadas notas de tensão.
CONCLUSÃO
Chegamos ao final dessa série de 3 artigos sobre INTERVALOS MUSICAIS.
Agora você já está próximo para ir para o próximo nível no seu instrumento. Qual seria esse próximo nível?
Aprender escalas, acordes, arpejos, campo harmônico, etc.
Pra isso separei um material que vai te ajudar nessa tarefa de se aperfeiçoar no seu instrumento musical indo para o próximo nível. Saiba como escolhendo seu instrumento em um dos links abaixo:
Qualquer dúvida sobre o artigo é só deixar um comentário que respondo o mais breve possível.