Tablaturas e Cifras

Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • INÍCIO
  • CIFRAS GOSPEL
  • Cifras MPB
  • TABLATURAS
Busca
Home Intervalos musicais – parte 3

Intervalos musicais – parte 3

Richardson julho 16, 2014 Comente! home, teoria musical

Método para tecladistasChegamos hoje ao último artigo sobre os INTERVALOS MUSICAIS. Se ainda não estudou os outros dois artigos, recomendo fortemente que leia antes de prosseguir seus estudos.

  • Intervalos musicais parte 1
  • Intervalos musicais parte 2

Vamos começar vendo a diferença entre INTERVALOS SIMPLES e COMPOSTOS.

1) INTERVALOS SIMPLES – são aqueles que NÃO ultrapassam o limite da OITAVA.

Um jeito bem simples de entender é pensando na escala de Dó Maior. Se você começa com a nota DO     ( Tônica ) e de forma ascendente chega até a nota DO ( Oitava ), você está dentro do limite da Oitava, portanto, esses intervalos são considerados SIMPLES.

DÓ - 1ª Justa
Ré - 2ª Maior
Mi - 3ª Maior
Fá - 4ª Justa
Sol - 5ª Justa
Lá - 6ª Maior
Si - 7ª Maior
Dó - 8ª Justa

2) INTERVALOS COMPOSTOS – são aqueles que ultrapassam o limite da OITAVA. Ou seja, se já chegamos a nota DO ( Oitava ) e fazemos a nota RE ( NONA) ou a nota MI ( DÉCIMA ), esses já são considerados Intervalos COMPOSTOS.

DÓ - 1ª Justa
Ré - 2ª Maior
Mi - 3ª Maior
Fá - 4ª Justa
Sol - 5ª Justa
Lá - 6ª Maior
Si - 7ª Maior
Dó - 8ª Justa
Ré - 9ª Maior
Mi - 10ª Maior
Fá - 11ª Justa
Sol - 12ª Justa
Lá - 13ª Maior
Si - 14ª Maior

Se você observar bem na escala acima, vai perceber que a nota RE ( 2 Maior ) é igual a nota RE( 9 Maior ) e o mesmo acontece com as outras notas. Vejamos na tabela abaixo como fica essa relação;

  • Intervalo de 2ª Maior = 9ª Maior
  • Intervalo de 3ª Maior = 10ª Maior
  • Intervalo de 4ª Justa = 11ª Justa
  • Intervalo de 5ª Justa = 12ª Justa
  • Intervalo de 6ª Maior = 13ª Maior
  • Intervalo de 7ª Maior = 14ª Maior

Agora você precisa entender o seguinte: os intervalos COMPOSTOS são muito usados para cifrar os acordes, então, e desnecessário usar os intervalos de 8ª, 10ª, 12ª e 14ª em CIFRAS.

Ficou complicado? Vou te explicar melhor, mas pra isso você precisa saber sobre a FORMAÇÃO DOS ACORDES.

 

TRÍADES

Tríades são acordes compostos por TRÊS NOTAS ( Sons ). Para encontrarmos uma tríade, basta empilharmos TERÇAS sobrepostas ( Tônica + terça + quinta ). Note que usamos somente os intervalos IMPARES.

Combinando essas três notas ( Tônica + terça + quinta ) encontraremos QUATRO tipos de Tríades:

 

  1. Tríades Maiores – formadas pela Tônica + Terça Maior + Quinta Justa.  DO    MI    SOL
  2. Tríades menores – formadas pela Tônica + Terça menor + Quinta Justa. DO    MIb   SOL
  3. Tríades Aumentadas -formadas pela Tônica + Terça Maior +Quinta Aumentada. DO  MI  SOL#
  4. Tríades Diminutas – formadas pela Tônica + Terça menor + Quinta diminuta. DO  MIb  SOLb

Como já foi dito, e você pode observar acima, todas as TRÍADES só usam intervalos IMPARES

  • Tônica ( 1 )
  • Terça ( 3 )
  • Quinta ( 5 )

 

TÉTRADES

Se você acrescentar a SÉTIMA a tríade, terá uma TÉTRADE.

Concluímos então, que as TÉTRADES contém as notas da Tríade, mais a SÉTIMA.

Ex.: Tônica, terça, quinta + SÉTIMA.

Sendo assim, você terá vários combinações de intervalos, que vão gerar acordes diferentes.

Veja abaixo: 

  1. Tríade Maior + Sétima Maior – Tônica + Terça Maior + Quinta Justa + Sétima Maior.
  2. Tríade Maior + Sétima menor – Tônica + Terça Maior + Quinta Justa + Sétima menor.
  3. Tríade menor + Sétima Maior – Tônica + Terça menor + Quinta Justa + Sétima Maior.
  4. Tríade menor + Sétima menor – Tônica + Terça menor + Quinta Justa + Sétima menor
  5. Tríade diminuta + Sétima menor – Tônica + Terça menor + Quinta diminuta + Sétima menor
  6. Tríade diminuta + Sétima diminuta – Tônica + Terça menor + Quinta diminuta + Sétima diminuta.
  7. Tríade aumentada + Sétima Maior – Tônica + Terça Maior + Quinta aumentada + Sétima Maior.

 EXEMPLOS:

Tríade Maior + Sétima Maior – DO  MI  SOL  SI

Tríade Maior + Sétima menor – DO  MI  SOL  SIb

Tríade menor + Sétima Maior – DO  MIb  SOL  SI

Tríade menor + Sétima menor – DO  MIb  SOL  SIb

Tríade diminuta + Sétima menor – DO  MIb  SOLb  SIb

Tríade diminuta + Sétima diminuta – DO  MIb  SOLb  SIbb

Tríade aumentada + Sétima Maior – DO  MI  SOL#  SI

  Estamos chegando ao final desse artigo. Continue lendo até ao final para entender TUDO sobre o assunto.

Você se lembra da afirmação lá de cima?

” os intervalos COMPOSTOS são mais usados para cifrar acordes, então é desnecessário usar os intervalos de 8ª, 10ª, 12ª e 14ª em cifra”.

Então, se você pensar que os acordes ( TRIADES e TÉTRADES ) são formados pelos números IMPARES, vai observar que usaremos 9ª, 11ª e 13ª para CIFRAR os acordes, já que os demais intervalos ( 1ª, 3ª, 5ª e 7ª ) já fazem parte da formação dos mesmos.

Veja abaixo:

DO MI SOL  SI  RE  FA  LA
T   3M  5J   7M  9M  11J 13M

  • As notas em azul fazem parte da tríade. 
  • A nota em vermelho faz parte da sétima
  • As notas em verde são chamadas notas de tensão.

CONCLUSÃO

Chegamos ao final dessa série de 3 artigos sobre INTERVALOS MUSICAIS.

Agora você já está próximo para ir para o próximo nível no seu instrumento. Qual seria esse próximo nível?

Aprender escalas, acordes, arpejos, campo harmônico, etc.

Pra isso separei um material que vai te ajudar nessa tarefa de se aperfeiçoar no seu instrumento musical indo para o próximo nível. Saiba como escolhendo seu instrumento em um dos links abaixo:

  • Quero conhecer o material para teclado

Qualquer dúvida sobre o artigo é só deixar um comentário que respondo o mais breve possível.

curso para tecladistas

Artigos relacionados

  • acordes com sétima maior no teclado

    Como Tocar os Acordes Maiores com Sétima Maior no Teclado

  • Tocando acordes no piano

    Como cifrar acordes – Tétrades

  • Função Harmônica dos acordes

    3 Funções harmônicas dos acordes

  • comprar sua primeira guitarra

    6 dicas para comprar sua primeira guitarra

  • Técnica no Piano – Os 5 Erros Que Podem Impedir Seu Desenvolvimento

  • acordes menores no teclado

    Como Tocar os Acordes Menores no Teclado

Richardson

Professor de música, produtor musical, criador do canal acordesfree.

Saiba mais aqui →
  • Vídeo Aulas
  • Tutoriais e Dicas
  • tablaturas gospel
  • cifras gospel

Estamos no Facebook

AcordesFree

ARTIGOS POPULARES

  • Como Tocar os Acordes Maiores no teclado
  • Como usar o capotraste ( braçadeira para violão )
  • Como Tocar os Acordes Maiores com Sétima Maior no Teclado
  • Como Tirar Música De Ouvido – Guia Simples e Prático

Tablaturas e Cifras · 2025 © Todos os direitos reservados

  • Política de Privacidade
  • Tablaturas
  • Cifras
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência.
ConfiguraçõesEntendi e aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR