O que é o Trítono e Como Usá-lo em Seus Arranjos

O QUE É TRÍTONO

Trítono é o intervalo que contém três tons de distância entre duas notas ( quarta aumentada ou quinta diminuta ). Veja no exemplo abaixo:

FA fa# sol sol# la la# SI

Repare que entre as notas Fá e Si existe três tons de distância, o que caracteriza o trítono.

Outra forma de pensar no trítono é dividindo uma oitava ao meio. Veja no exemplo abaixo:

Do do# re re# mi fá fá# sol sol# la la# si do

Repare que a nota Fá# está no meio da oitava, formando assim 3 tons tanto de Do para Fa# quanto de Fa# para Do.

A SONORIDADE DO TRÍTONO

O trítono é um intervalo que muitos chamam de ” dissonante ” pois sua sonoridade da a sensação de instabilidade.

Se você já estudou o artigo ” As 3 Funções Harmônicas dos Acordes ” vai lembrar que o acorde dominante é o que tem essa sonoridade de instabilidade, tensão. Isso acontece porque ele é o acorde que contém o trítono.

Se você observar a formação de qualquer acorde dominante, verá que o trítono encontra-se sempre entre a terça maior ( 3M ) e a sétima menor ( 7 ).

Veja alguns exemplos:

G7 ⇒ Sol si re fa
D7 ⇒ Re fa# la do
A7 ⇒ La do# mi sol
E7 ⇒ mi sol# si re
B7 ⇒ si re# fa# la
C7 ⇒ do mi sol sib

Outro acorde que também contém o trítono é o menor com sétima e quinta diminuta ( VII grau do campo harmônico maior ).

Veja o exemplo:

Am7(b5) ⇒ la do mib sol

Repare que o trítono está entre a Tônica e a quinta diminuta ( três tons ).

APROXIMAÇÃO CROMÁTICA DO TRÍTONO

Uma das coisas mais interessantes do trítono é a aproximação cromática que podemos usar.

Se você pegar o acorde G7 para resolver em C pode fazer essa aproximação de duas formas:

  1. Toque as notas Si e Fá do acorde de G7. Agora troque a nota Si por Dó e a nota Fá por Mi. Veja que você chegou nas notas Dó e Mi por aproximação cromática e o acorde agora é C.
  2. Toque as notas Fá e Si do acorde de G7. Agora troque a nota Fá por Mi e a nota Si por Dó. O mesmo efeito cromático mas com outra abertura do acorde de C.

APLICAÇÕES DO TRÍTONO

A forma mais prática de aplicar o trítono em seus arranjos é saber em quais acordes ele se encontra. E aqui quero te mostrar que existem três acordes básicos que se você tocar com certeza estará utilizando o trítono. São eles:

  1. Acorde do V grau. Exemplo: G7 é o V grau de C.
  2. Acorde SubV7. Exemplo: Db7 é o SubV7 de C.
  3. Acorde diminuto. Exemplo: B°

Veja agora algumas resoluções dos acordes que contém o trítono:

♦ O Trítono do V7 resolvendo no I grau

G7 resolvendo em C
D7 resolvendo em G
A7 resolvendo em D
E7 resolvendo em A
B7 resolvendo em E
F#7 resolvendo em B

♦ O Trítono do SubV7 resolvendo no I grau

Db7 resolvendo em C
Ab7 resolvendo em G
Eb7 resolvendo em D
Bb7 resolvendo em A
F7 resolvendo em E
C7 resolvendo em B

♦ O Trítono do Vll° resolvendo no I grau

Bº resolvendo em C
F#° resolvendo em G
C#° resolvendo em D
G#° resolvendo em A
D#° resolvendo em E
A#° resolvendo em B

” DIABOLUS IN MUSICA “

Você deve estar se perguntando o motivo de ter colocada essa frase no final do artigo, certo?

Bom, conta a história que a igreja ocidental considerava o uso do trítono diabólico. A perfeição de Deus só poderia gerar sons harmônicos e não tenso ou ” dissonante ” como o trítono.

Daí o trítono recebeu o nome de ” diabolus in musica ” , traduzindo, ” o som do diabo “.

Bom, mas isso é só uma curiosidade. O que importa é você estudar esse intervalo e conseguir acrescentar em seus arranjos.

CONCLUSÃO

O trítono é uma ferramenta poderosa para acrescentar vida aos seus arranjos e improvisos.

Mas para que você consiga aplicá-lo, você precisa estudar e praticar bastante, até ficar bem fluente

Não há limites para a criatividade que você pode colocar nos seus arranjos musicais utilizando o trítono.

No entanto, o que vimos até aqui é somente uma introdução sobre o que você pode fazer para garantir que está criando arranjos com harmonias incríveis!

Qualquer dúvida sobre trítono ou sobre o curso, basta deixar um comentário!