Preparação de acordes é algo essencial e você precisa dominar essa matéria caso queira criar sons e passagens muito mais atraentes ao seu arranjo musical.
Se ainda não sabe, a hora de começar é agora!
Preparação de acordes, como o próprio nome já diz, é você escolher o acorde que irá preparar pra que você chegue no acorde desejado.
Veja alguns exemplos abaixo:
- G7 para C
- B7 para Em
- Eb7 para D7M
Nos exemplos acima foram usados as seguintes preparações:
- Dominante primário
- Dominante primário
- SubV7 primário
Essas são apenas algumas das preparações mais usadas e que podem fazer você criar arranjos muito mais bonitos a sua música.
Mas nesse artigo vou te mostrar todas de forma bem detalhada.
Portanto, se você quer saber como usar as preparações de acordes em suas música, continue lendo este artigo.
Nele você vai aprender sobre:
- Dominante primário
- Dominante secundário
- SubV7 primário
- SubV7 secundário
- Preparação do VII° para o I grau
Gostou do que vai aprender aqui? Então compartilhe esse post com seus amigos para que eles também desenvolvam essa habilidade de criar preparações de acordes para suas músicas.
1 – DOMINANTE PRIMÁRIO
É a preparação do V7 para o I.
Pode resolver tanto no acorde maior quanto no menor.
Veja alguns exemplos resolvendo no acorde maior:
- G7 resolvendo em C
- D7 resolvendo em G
- A7 resolvendo em D
- E7 resolvendo em A
- B7 resolvendo em E
- F#7 resolvendo em B
- C7 resolvendo em F
- F7 resolvendo em Bb
Exemplos resolvendo no acorde menor:
- G7 resolvendo em Cm
- D7 resolvendo em Gm
- A7 resolvendo em Dm
- E7 resolvendo em Am
- B7 resolvendo em Em
- F#7 resolvendo em Bm
- C7 resolvendo em Fm
- F7 resolvendo em Bbm
DICA: Você pode fazer o som ficar ainda mais atraente acrescentando 7M ao acorde Maior ou 7 ao acorde menor. Veja abaixo:
- G7 resolvendo em C7M
- G7 resolvendo em Cm7
2 – DOMINANTE SECUNDÁRIO
São os dominantes que resolvem nos demais graus diatônicos.
Exemplos:
- V7 do II grau
- V7 do III grau
- V7 do IV grau
- V7 do V grau
- V7 do VII grau
Veja um exemplo de uma progressão SEM os acordes de preparação
C Em Dm G C
Agora veja o mesmo exemplo acrescentando os acordes de preparação ( dominantes secundários ).
C B7 Em A7 Dm D7 G C
Veja que o B7 é o dominante secundário do Em, o A7 do Dm e o D7 o dominante secundário do G.
Se você reparar bem vai ver que os acordes de preparação estão fora do tom original ( DÓ MAIOR ).
Então a dica aqui é:
“ PRA ENCONTRAR O DOMINANTE SECUNDÁRIO CORRETO, SÓ PENSE NO ACORDE QUE VOCÊ QUER CHEGAR E NÃO NO TOM “
3 – Sub V7 PRIMÁRIO
SubV7 quer dizer substituto da sétima da dominante.
Para encontrar esse acorde você só precisa abaixar o II grau do acorde de resolução um semitom ou pensar um semitom acima do acorde de resolução.
Também pode resolver tanto no acorde maior quanto no menor.
Exemplos SubV7 resolvendo no acorde maior:
- Db7 resolvendo em C
- Ab7 resolvendo em G
- Eb7 resolvendo em D
- Bb7 resolvendo em A
- F7 resolvendo em E
- C7 resolvendo em B
- Gb7 resolvendo em F
Exemplos resolvendo no acorde menor:
- Db7 resolvendo em Cm
- Ab7 resolvendo em Gm
- Eb7 resolvendo em Dm
- Bb7 resolvendo em Am
- F7 resolvendo em Em
- C7 resolvendo em Bm
- Gb7 resolvendo em Fm
4 – Sub V7 SECUNDÁRIO
São os SubV7 que resolvem nos demais graus diatônicos.
Para encontrá-lo você só precisa tocar um semitom acima do acorde de resolução.
Por exemplo:
Se seu acorde de resolução for Am o SubV7 será Bb7, que é o acorde que se encontra um semitom acima do Am.
Veja alguns exemplos na progressão abaixo:
C7M Bb7 Am Eb7 Dm G7 C
No progressão acima Bb7 é o SubV7 secundário de Am.
Já o Eb7 é o SubV7 secundário de Dm.
DICA: na prática, pra você tocar os SubV7 tanto primário quanto secundário, basta pensar em um acorde um semitom acima do acorde de resolução.
5 – PREPARAÇÃO DO VII° PARA O I GRAU
Usar o acorde do VII grau diminuto passando para o I grau cria uma sonoridade bem interessante.
Esse acorde fica melhor quando o acorde de resolução é menor.
Veja os exemplos abaixo:
- B° resolvendo em Cm
- F#º resolvendo em Gm
- C#° resolvendo em Dm
- G#° resolvendo em Am
- D#° resolvendo em Em
- A#° resolvendo em Bm
- E° resolvendo em Fm
Essas são algumas preparações que você deve estudar e colocar em prática nos seus arranjos para começar a criar sonoridades bem interessantes.
DICA EXTRA: pra que você consiga colocar em prática essas preparações uma das coisas que você mais precisa é saber todas as escalas, o campo harmônico cada uma e ainda como executar esses acordes.
Por isso separei pra você um material onde você aprenderá tudo de forma simples e prática.
Pra conhecer o curso completo basta acessar o link abaixo:
→ Quero conhecer o curso de teclado
Qualquer dúvida, estou a disposição. Só deixar nos comentários logo abaixo.