Quando tinha 14 anos, já “arranhava” um pouquinho de violão, então, decidi que queria ser guitarrista, tocar rock n’roll! Só tinha um pequeno detalhe: eu não tinha nem uma “guitarrinha” simples pra estudar, e o meu violão tinha as cordas tão altas e era tão duro, que tirava todo prazer em estudar.
Foi ai que decidi juntar uma grana e comprar minha primeira guitarra. Fui sozinho, sem saber nem o que era knob. Resultado, comprei uma guitarra muito ruim.
Pensando nisso, vou passar para você 6 dicas que vão te ajudar a comprar sua primeira guitarra, sem cometer alguns erros, que podem te levar ao arrependimento mais tarde.
Quero ressaltar que estou falando de uma guitarra para iniciantes, só para estudo mesmo.
Vamos lá então:
1 – Defina o tipo de guitarra mais te agrada.
Existem no mercado vários tipos de guitarra.
Veja alguns exemplos e uma característica de cada uma:
- Stratocaster – timbre estalado e mais destaque nos harmônicos.
- Les Paul – timbre mais aveludado e grave.
- Telecaster – timbre mais seco e agudo.
- Semi-acústica – som dividido entre o violão e a guitarra.
Listei acima uma característica de cada uma, mas se você pesquisar, vai encontrar mais detalhes. Então pesquise, pense, peça opiniões de músicos experientes e veja se no estilo musical que você gosta, os guitarristas usam esse tipo de guitarra. Só então decida qual se encaixa melhor com o que você pretende tocar.
2 – Peça auxílio ao seu professor ou algum guitarrista experiente.
Esse é a maior dica para evitar erros.
Um guitarrista experiente, com certeza já viveu várias situações na hora da compra do instrumento. Sendo assim, vai poder te ajudar listando os prós e os contras de cada guitarra e, talvez possa ir com você a loja e te ajudar na escolha do instrumento certo.
3 – Se puder, vá a loja ver a guitarra antes de comprar.
A internet está ai, e com ela as compras ficaram mais fáceis. Mas, no caso da guitarra, sempre que possível, vá até a loja ver e “testar” antes da compra.
Olhar fotos e assistir reviews na internet é importante, mas, nada como tê-la nas mãos e decidir se é isso mesmo que você esperava.
4 – Atenção as partes de madeira da guitarra.
A guitarra contém partes de madeira que podem estar empenadas, torcidas e até mesmo “trincadas”.
Sei que se a pintura estiver com um problema você vai ver tranquilamente, pois a primeira coisa que a maioria pensa na hora da compra é a cor.
Mas, lembre-se de observar se o braço da guitarra não está com problemas.
Toque em cada casa e veja se a afinação confere.
Toque um acorde aberto ( um MI MAIOR, por exemplo ) e veja se a afinação está ok.
Não quer dizer que, se existir um “probleminha” simples no braço, não será possível desempenar, pra isso existe o tensor. Mas, tenho certeza que você vai querer chegar em casa e tocar sua guitarra, e não ficar mexendo pra lá e pra cá até regular o tensor.
5 – Observe toda ferragem da guitarra.
Me lembro quando fui a loja comprar uma de minhas guitarras, e depois de passar horas experimentando algumas, decidi por uma que tinha um pequeno defeito: todos os saddles ( carrinhos ) estavam enferrujados. Foi quando chamei o vendedor e ele prometeu trocar todos, e o fez.
Então, observe o seguinte:
- A ponte está em perfeito estado?
- As tarraxas não estão agarrando na hora de afinar ou frouxas demais?
6 – Observe a parte elétrica da guitarra.
É importante verificar se todos os knobs ( volume e tonalidade ) estão funcionando sem ruídos. Para isso, basta girar um por vez, e observar se está tudo ok.
Observe também se a “chavinha” que faz a troca de captadores, está funcionando em todas as posições.
Por último, não deixe de verificar se o Jack (onde você liga o cabo) está funcionando perfeitamente.
E agora? Já tem uma idéia de qual será sua primeira guitarra? Espero que sim! Se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato.
ARTIGOS RELACIONADOS
7 passos para comprar seu primeiro violão
gravando guitarra com amplitube