Se você é daquelas pessoas que gosta de estudar a fundo tudo o que envolve música, com certeza vai gostar desse artigo, onde vamos aprender o que é um acorde relativo e antirrelativo.
Antes de qualquer coisa, o que precisa ficar bem claro é que tanto os acordes relativos, quanto os antirrelativos, tem uma ligação muito forte com o acorde principal.
Por exemplo: vamos considerar que o acorde principal seja o C. Seu relativo será Am e o antirrelativo Em. Você pode estar se perguntando: por que?
- O acorde de C possui as notas DO, MI, SOL. O acorde de Am possui as notas LA, DO, MI. Repare que os dois tem uma ligação muito forte, pois possuem as notas DO e MI em comum. Por isso são chamados de acordes relativos.
- O acorde de C possui as notas DO, MI, SOL. O acorde de Em possui as notas MI, SOL, SI. Repare que os dois também tem uma ligação muito forte, pois possuem as notas DO e MI em comum. Por isso são chamados de acordes antirrelativos.
Agora, como descobrir quem é o Relativo e o Antirrelativo de um acorde?
Primeiro você precisa saber que podemos encontrar o relativo e antirrelativo tanto de um acorde maior quanto de um acorde menor, e que existe uma regra básica pra isso.
Veja abaixo:
- Se o acorde for maior, tanto o relativo quanto o antirrelativo serão menores.
- Se o acorde for menor tanto o relativo quanto o antirrelativo serão maiores.
RELATIVO DE UM ACORDE MAIOR
O acorde relativo de um acorde MAIOR encontra-se sempre uma terça menor ( b3 ) abaixo do acorde principal.
Por exemplo:
Se o seu acorde principal é C, uma terça menor abaixo dele será A, logo, o acorde relativo de C é Am.
Veja os exemplos abaixo:
- C ⇒ relativo é Am
- D ⇒ relativo é Bm
- E ⇒ relativo é C#m
- F ⇒ relativo é Dm
- G ⇒ relativo é Em
- A ⇒ relativo é F#m
- B ⇒ relativo é G#m
Obs: você pode pensar também que o relativo de um acorde maior é o VI grau da sua tonalidade.
ANTIRRELATIVO DE UM ACORDE MAIOR
O acorde antirrelativo de um acorde MAIOR encontra-se sempre uma terça MAIOR ( 3M ) acima do acorde principal.
Por exemplo:
Se o seu acorde principal é C, uma terça MAIOR acima dele será E, logo, o acorde antirrelativo de C é Em.
Veja os exemplos abaixo:
- C ⇒ relativo é Em
- D ⇒ relativo é F#m
- E ⇒ relativo é G#m
- F ⇒ relativo é Am
- G ⇒ relativo é Bm
- A ⇒ relativo é C#m
- B ⇒ relativo é D#m
Obs: você pode pensar também que o antirrelativo de um acorde maior é o III grau da sua tonalidade.
RELATIVO DE UM ACORDE MENOR
O acorde relativo de um acorde MENOR encontra-se sempre uma terça menor ( b3 ) acima do acorde principal.
Por exemplo:
Se o seu acorde principal é Am, uma terça menor acima dele será C, logo, o acorde relativo de Am é C.
Veja os exemplos abaixo:
- Am ⇒ relativo é C
- Bm ⇒ relativo é D
- Cm ⇒ relativo é Eb
- Dm ⇒ relativo é F
- Em ⇒ relativo é G
- Fm ⇒ relativo é Ab
- Gm ⇒ relativo é Bb
Obs: você pode pensar também que o relativo de um acorde menor é o III grau da escala menor natural.
ANTIRRELATIVO DE UM ACORDE MENOR
O acorde antirrelativo de um acorde MENOR encontra-se sempre uma terça maior ( 3M ) abaixo do acorde principal.
Por exemplo:
Se o seu acorde principal é Am, uma terça maior abaixo dele será F, logo, o acorde antirrelativo de Am é F.
Veja os exemplos abaixo:
- Am ⇒ relativo é F
- Bm ⇒ relativo é G
- Cm ⇒ relativo é Ab
- Dm ⇒ relativo é Bb
- Em ⇒ relativo é C
- Fm ⇒ relativo é Db
- Gm ⇒ relativo é Eb
Obs: você pode pensar também que o antirrelativo de um acorde menor é o VI grau da escala menor natural.
CONCLUSÃO
Saber quem são os acordes relativos e antirrelativos é fundamental pra você começar a reharmonizar suas músicas.
Então, mão na massa e bora estudar muito!
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