Você gostaria de ter todas as posições dos acordes de violão em sua mente para conseguir tocar qualquer música que quiser? Claro que gostaria!
Porém, é bem provável que você ainda não conheça todas as posições e por isso deixa de tocar muitas músicas que gosta.
Não se preocupe. Esse artigo servirá como um super guia para você saber as posições dos acordes de violão, tanto maiores quanto menores, e assim conseguir tocar qualquer música.
Inclusive, você poderá pegar para você os desenhos dos acordes que os violonistas mais utilizam na hora de tocar suas músicas.
Antes você deve saber o que é um acorde e qual a formação do acorde maior e do acorde menor.
Então vamos lá…
Podemos definir acorde como um conjunto de notas que são tocadas ao mesmo tempo ( simultaneamente ).
FORMAÇÃO DO ACORDE MAIOR
A formação do acorde maior é Tônica ( T ), terça Maior ( 3M ) e quinta justa ( 5J ).
Exemplo: C = do, mi sol.
FORMAÇÃO DO ACORDE MENOR
Já a formação do acorde maior é Tônica ( T ), terça menor ( b3 ) e quinta justa ( 5J ).
Exemplo: C = do, mib sol.
ENTENDENDO OS SÍMBOLOS DO DIAGRAMA
Agora que você já sabe a formação de cada acorde vamos entender o que significa cada parte do diagrama onde desenhamos as posições dos acordes de violão.
Para isso vou usar o acorde de DÓ MAIOR como referência.
- A letra acima do diagrama é o nome do acorde. No exemplo a letra C que quer dizer
DÓ. - As linhas horizontais representam os trastes do violão. Os trastes são pequenos filetes de metal fixados no braço do violão com a finalidade de separar as casas ( espaços criados entre os trastes ). Você sempre deve contar as casas de cima para baixo no diagrama.
- Já as linhas verticais representam as cordas do violão. Repare no diagrama ao lado e verá que são 6 linhas verticais, cada uma representando uma corda. Você deve contar essas linhas da direita para esquerda. Logo, a 1ª linha a direita é a corda Mi ( 1ª corda do violão, ” mizinha ” ) e a 1ª linha a esquerda também é Mi ( 6ª corda do violão, ” Mizão ” ).
- Os números que você está vendo no diagrama correspondem aos números dos dedos da mão esquerda que você deve usar para pressionar as cordas. Veja no desenho abaixo:
- O símbolo ” x ” representa as cordas que você não deve tocar naquele acorde desenhado no diagrama, pois é uma nota que está fora da formação do acorde.
- A bolinha preta representa o baixo do acorde. Se estiver tocando um ritmo batido, toque dela para baixo. Se estiver tocando dedilhado o polegar toca essa corda.
- As bolinhas brancas representam as cordas que você deve deixar soar, pois fazem parte do acorde.
- A pestana é indicada por uma seta, e deve ser tocada com o dedo número 1 da mão esquerda. Veja na figura abaixo:
- O número que aparecer ao lado da seta ( pestana ) corresponde a casa onde você deve tocá-la.
ACORDES ENARMÔNICOS
Acordes enarmônicos são acordes com sons iguais e nomes diferentes.
Veja alguns exemplos:
- C# e Db
- D# e Eb
- F# e Gb
- G# e Ab
- A# e Bb
Você verá esses acordes na tabela e repare bem que eles são tocados da mesma forma ( mesma posição no diagrama ) mas os nomes são diferentes.
Agora que você já sabe o que significa cada parte do diagrama e o que são acordes enarmônicos, vou passar pra você uma tabela com uma posição para cada acorde de violão, pra que você decore e ponha em prática em suas músicas.
E no final tenho uma dica extra pra você.
TABELA DE ACORDES MAIORES NO VIOLÃO
TABELA DE ACORDES MENORES NO VIOLÃO
CONCLUSÃO
Treine bastante os acordes desse artigo, pois com eles já é possível fazer a diferença na hora de tocar violão!
E se você tem o desejo de tocar violão cada vez melhor busque aprender todos os tipos de acordes. Maiores, menores, aumentados, diminutos, com sétimas, com sexta, com nonas e com notas de tensão.
No curso completo você verá todos eles de forma detalhada. Veja no link abaixo:
Saber todos os acordes é a diferença entre tocar bem ou não. Pense nisso e procure decorar e praticar todos os tipos de acordes no violão.
E ai, quantos tipos de acordes você já sabe de cor? Quais você tem mais dificuldade em tocar? Ou ainda, qual o método você usa/usou para decorar os acordes no violão?
Deixe sua opinião e compartilhe suas experiências nos comentários.