O arpejo na guitarra possui uma sonoridade excelente e abre a mente para criar novos licks para seus solos e improvisos.
Por isso, estuda-lo em todas as formas possíveis é muito importante pra que você tenha novas possibilidades na hora improvisação.
E mesmo que você não use o arpejo na guitarra de uma maneira extremamente técnica ( subindo e descendo ), é importante praticá-lo e conseguir racionar sobre ele pra ter outra opção além de escalas e licks prontos.
Pensando nisso, escrevi esse artigo pra que você entenda o que é arpejo e como você pode praticá-lo na guitarra.
Portanto, se você está precisando de um guia passo a passo para tocar arpejo, continue lendo esse artigo porque nele você vai aprender mais sobre:
- O que é arpejo
- Técnicas utilizadas para tocar arpejo
- Shapes de arpejos na guitarra
- Arpejo com salto de cordas
Gostou do que vem por aí? Então já compartilhe com seus amigos para que cada vez mais pessoas consigam aprimorar sua técnica de arpejo na guitarra.
O QUE É ARPEJO
Se você chegou até aqui já deve saber que um acorde é um grupo de notas tocado simultaneamente ( de forma harmônica ).
Veja o exemplo:
O arpejo nada mais é do que as mesmas notas do acorde, só que tocadas sucessivamente ( de forma melódica ).
Veja abaixo:
Muita gente pergunta por que se chama arpejo? Uma explicação que já ouvi, e mais gostei, é a seguinte:
“ A Harpa é um instrumento que toca dedilhados, arpejando o tempo todo, então o nome Arpejo veio dela, devido a forma de execução e a sonoridade. “
TÉCNICAS UTILIZADAS PARA TOCAR ARPEJO
Você pode tocar um arpejo na guitarra de 4 formas:
- Sweep Picking
- Palhetada alternada
- Dedos
- Técnica Híbrida
Vamos ver uma a uma de forma mais detalhada.
1) SWEEP PICKING
Sweep Picking é a técnica que consiste em palhetar uma ou mais cordas numa mesma direção.
É a técnica mais utilizada quando o assunto é arpejo na guitarra, porque ela “ economiza “ a palhetada, já que você só faz um movimento para baixo ou para cima.
A maioria dos guitarristas gosta de combiná-la com os ligados pois isso dá maior velocidade e deixa a sonoridade muito interessante!
Veja um exemplo de arpejo com Sweep Picking:
2) PALHETADA ALTERNADA
Como o próprio nome já diz, basta você alternar a palhetada, uma para baixo outra para cima.
Não é uma técnica muito usada em arpejos, pois não permite ter muita velocidade. Mas você pode usá-la em alguns shapes ( se forem mais lentos ) para ter mais pegada e conseguir uma sonoridade diferente do tradicional.
Um exemplo bem legal é usar em arpejos com salto de cordas.
Veja:
3) DEDOS
Essa é uma técnica muito utilizada por violonistas. Mas se você experimentar tocar arpejos na guitarra com os dedos, pode conseguir sonoridades únicas, dependendo de como fizer.
Veja o exemplo abaixo:
4) TÉCNICA DE PALHETADA HÍBRIDA
Essa é uma técnica que gosto bastante! Ela consiste em tocar com a palheta e os dedos.
Por exemplo: você pode tocar a quinta corda com a palheta e a terceira, segunda e primeira com os dedos. Isso além de te dar uma sonoridade bem diferente do tradicional Sweep Picking, pode te dar a chance de tocar com muita velocidade, se você praticar bem, é claro!
SHAPES DE ARPEJOS NA GUITARRA
Existem diversos shapes de arpejos maiores, menores, com sétimas, etc. Vou passar pra você hoje os que considero fundamentais para qualquer guitarrista.
Vamos aos exemplos:
ARPEJO COM SALTO DE CORDAS
Os arpejos com salto de cordas devem ser praticados com muita calma e sempre com a ajuda do metrônomo, para que você consiga uma sonoridade limpa e precisa.
Veja os exemplos abaixo:
CONCLUSÃO
Os arpejos na guitarra devem ser praticados diariamente, com auxílio do metrônomo para que você consiga fazê-los soar limpos e precisos.
Preste bastante atenção a palhetada, aos shapes e ao som de cada nota, isso fará com que você consiga uma técnica perfeita em seus arpejos.
E se você deseja se aprofundar no estudo da guitarra, com um método usado por mais de 1.500 guitarristas, quero te apresentar o curso Guitarra Intensiva. Um curso que tem tudo que você precisa pra desenvolver habilidades na guitarra e tocar como um profissional. Tudo isso, com um cronograma de estudos preparado especialmente para guitarristas que pretendem se desenvolver corretamente.
Assista o vídeo abaixo e veja como funciona o curso:
Qualquer dúvida, basta deixar um comentário que respondo o mais breve possível!