Como usar o campo harmônico maior para tirar uma música? Vale a pena estudá-lo pra adquirir essa habilidade?
Antes de tirar minha primeira música, eu também tinha essas dúvidas.
Sempre me perguntava como poderia transformar meu conhecimento teórico de campo harmônico em algo que realmente pudesse aplicar em minhas músicas, seja para criar um arranjo ou para tirar uma música do zero.
Após estudar e decorar todos os acordes de cada tom, percebi que era possível tirar as músicas utilizando somente os acordes maiores de cada um.
No entanto, tirar as músicas utilizando somente os acordes maiores do campo harmônico me fez perceber que eu poderia ir muito além.
Poderia substitui-los pelos acordes menores.
Decidi aplicar esse conhecimento e tirar músicas só dessa forma, começando pelos acordes maiores e depois substituindo pelos menores.
Praticar assim foi um verdadeiro avanço na minha vida.
Eu vivia tentando tirar as músicas somente utilizando meus ouvidos, que pelo pouco tempo de estudo, ainda não eram bem treinados.
Agora você me pergunta: valeu a pena investir tempo estudando o campo harmônico maior e tirando somente com ele?
A resposta é: SIM!
Antes eu gastava meses tentando tirar uma música, e depois de utilizar os acordes do campo eu passei a tirar as músicas em apenas 1 dia ( ou menos ).
Claro que hoje não penso mais em toda essa teoria pra tirar, mas no começo foi fundamental associar meus ouvidos ao estudo do campo harmônico maior
Minha história não é única.
Conheço diversos outros tecladistas, guitarristas, baixistas e violonistas que já descobriram que saber o campo harmônico maior pode facilitar muito o processo de tirar músicas de ouvido.
No artigo de hoje falo sobre como aprender os acordes do campo harmônico e decorá-los, pode te fazer desenvolver a habilidade de tirar uma música de ouvido ou ainda criar um novo arranjo.
Se esse assunto te interessa, continue lendo até o final.
1 – Escreva e decore os acordes do Campo Harmônico
A primeira coisa que você deve fazer é escrever os acordes do campo harmônico numa folha e decorá-los, caso ainda não saiba.
Isso ajuda muito no início, pois você poderá recorrer a essa folha sempre que estiver em dúvida quais são os acordes que pode utilizar na música que está tirando.
Decore os sete acordes, o grau onde eles se encontram e a função de cada um dentro do campo harmônico.
E por falar em função, lembre-se:
- Tônica – Relaxamento, descanso
- Subdominante – Solidão, distância
- Dominante – Tensão, medo.
Se ainda não sabe sobre as funções de cada acorde, recomendo que leia esse artigo:
Agora sim, veja no exemplo abaixo os acordes do campo harmônico maior:
O que precisa estar na sua mente é o seguinte:
- Os três acordes maiores se encontram no I, IV e V grau. São eles que determinam as funções Tônica, Subdominante e Dominante
- Os três acordes menores se encontram no IIm, IIIm e Vim grau.
- O acorde meio diminuto se encontra no VII grau da escala maior.
Só passe para o próximo tópico quando isso estiver bem entendido e gravado em sua mente.
2 – Estude e decore os acordes menores que tem a mesma função dos maiores.
Como você já viu, no campo harmônico maior as funções principais são encontradas nos acordes maiores ( tônica, subdominante e dominante ).
Mas existem acordes menores que substituem os maiores, ou seja, tem a mesma função deles.
Como você pode encontra-los?
Basta pegar o acorde maior, pular a nota anterior, e você chegará ao substituto menor dele.
Por exemplo:
A oitava nota da escala de Dó Maior é DÓ. A nota anterior ao Dó é Si. Então você deve pular o Si e chegará a nota Lá. Dizemos então que o acorde com a mesma função do C é Am.
Veja:
Faça isso com os outros dois acordes maiores, o V grau e o IV grau da escala ( G e F, respectivamente ).
Veja o exemplo abaixo:
Agora você já sabe que o substituto do C é o Am ( função tônica ), o substituto do G é o Em ( função Dominante ) e o substituto do F é o Dm ( função Subdominante ).
Tente pensar por graus também. Fica assim:
- O substituto do I grau é o VIm.
- O substituto do V grau é o IIIm.
- O substituto do IV grau é o IIm.
Isso te ajudará quando for tirar suas músicas em outros tons.
3 – Marque as sílabas onde colocará cada acorde
Agora você começara a tarefa de escrever a letra da música e marcar as sílabas onde serão adicionados os acordes.
Siga os passos abaixo:
- Copie a letra da música
- Marque os tempos da música com o pé ou a mão
- Lembre-se que os acordes geralmente são trocados de 2 em 2 tempos ou de 4 em 4.
- Sublinhe a sílaba onde trocará de acorde
Como exemplo vamos utilizar a música “ Buscai primeiro“.
Veja:
Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justi—ça
E as demais coisas vos serão acrescentadas
Aleluia, alelu—-ia!
A—le—lu—ia! A—le—luia!
A—le—lu—ia! Ale—luia!
Alelu—-ia!
Cante a música marcando os tempos com as mãos ou os pés e perceberá que os acordes são trocados de 2 em 2 tempos.
4 – Tire a música somente com os acordes maiores
Agora você deve começar a colocar os acordes nas sílabas que marcou.
Mas comece utilizando apenas os 3 acordes MAIORES. Sim, isso mesmo, utilize apenas os acordes de função tônica, subdominante e dominante.
No caso do tom de Dó Maior serão: C, F e G.
Cante a primeira frase da música e, em cada sílaba, experimente os 3 acordes ( C, G e F ) e veja qual soa melhor aos seus ouvidos. Depois vá fazendo isso até o final da música.
Ficará assim:
C G C C
Buscai primeiro o reino de Deus
F C G G
E a sua justi—ça
C G
E as demais coisas vos
C C
Serão acrescentadas
F C G C
Aleluia, alelu—-ia!
C G F C F C G
A—le—lu—ia! A—le—luia!
C G F C F C
A—le—lu—ia! Ale—luia!
G C
Alelu—-ia!
Não se preocupe se está certo ou errado, só coloque em cada sílaba aquele acorde que seu ouvido te disser: “ opa, esse ficou bom!”
Depois que terminar essa etapa terá tirado a música toda só com acordes maiores.
Dá pra tocar assim, mas vamos para o próximo passo e verá que ficará bem melhor.
5 – Comece a trocar pelos acordes menores
Lembra que lá no início do post você aprendeu a substituir os acordes maiores pelos menores?
Então, chegou a hora de usá-los!
Só pra lembrar, usaremos:
- Am no lugar de C
- Em no lugar de G
- Dm no lugar de F
O que você fará agora é substituir alguns acordes maiores que colocou no arranjo, pelos menores.
Não tente substituir TODOS os acordes maiores, escolha alguns e troque pelos menores com a mesma função.
Veja no exemplo abaixo, onde marquei de azul os acordes menores que entraram no lugar dos maiores:
C Em Am C
Buscai primeiro o reino de Deus
F C G G
E a sua justi—ça
C Em
E as demais coisas vos
Am C
Serão acrescentadas
F Am G C
Aleluia, alelu—-ia!
C Em F C Dm C G
A—le—lu—ia! A—-le—luia!
C Em F C Dm C
A—le—lu—ia! Ale—luia!
G C
Alelu—-ia!
Compare essa cifra com aquela onde só tinham acordes maiores, e perceberá que o arranjo ficou muito mais atraente!
Lembre-se que basta trocar o acorde maior pelo menor com a mesma função. Mas não deixe de cantar a melodia e tocar o acorde junto pra ver se realmente fica bom aquele acorde.
6 – Tente tirar em outros tons
Depois que tiver feito algumas músicas no tom de Dó Maior, tente tirar em outros tons.
Siga sempre os mesmos passos descritos acima até dominá-los.
Comece pelos tons mais fáceis: C, G, D, A e E.
Se ainda não sabe, segue uma tabela com todos eles, e seus substitutos menores. Veja abaixo:
CONCLUSÃO
Mesmo que você saiba tudo sobre campo harmônico, tirar suas músicas de ouvido vai exigir estudo, tempo e muita prática.
Mas, o objetivo desse artigo é mostrar o caminho para você desenvolver essa habilidade.
Vamos relembrar todas as dicas desse artigo:
- Escreva e decore os acordes do Campo Harmônico
- Estude e decore os acordes menores que tem a mesma função dos maiores.
- Marque as sílabas onde colocará cada acorde
- Tire a música somente com os acordes maiores
- Comece a trocar pelos acordes menores
- Tente tirar em outros tons
Espero que essas dicas tenham sido úteis para você começar a tirar suas músicas de ouvido ou escrever um arranjo.
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