Como você viu no artigo passado, tríades são acordes que tem três sons ( Tônica, Terça e a Quinta).
E você deve lembrar que temos quatro tipos de tríades:
- Tríade Maior
- Tríade Menor
- Tríade Aumentada
- Tríade diminuta
Lembra disso? Não? Então, antes de prosseguir, volte no artigo sobre COMO CIFRAR ACORDES – TRÍADES. Gaste um tempinho nele pra você conseguir entender o que vou te mostar abaixo.
>>> Como Cifrar Acordes – Tríades
Vamos continuar então.
Se você já entendeu que as tríades tem 3 Sons ( Tônica, Terça e a Quinta), fica fácil concluir que as tétrades terão 4 sons ( Tônica, Terça, Quinta e a Sétima ).
Percebeu o que aconteceu? Simplesmente acrescentamos a Sétima a tríade.
Fazendo todas as combinações possíveis teremos SETE tipos básicos de Tétrades:
- Maior com Sétima Maior ( T 3M 5J 7M )
- Maior com Sétima Menor ( T 3M 5J b7 )
- Menor com Sétima Maior ( T b3 5J 7M )
- Menor com Sétima Menor (T b3 5J b7 )
- Diminuta ( T b3 b5 bb7 )
- Meia-Diminuta ( T b3 b5 b7 )
- Maior com Sétima Maior e Quinta aumentada ( T 3M #5 7M )
Fiz essa tabela pra te auxiliar a estudar TODAS as tétrades. Nela você vai ver como cifrar as tétrades e as notas de cada uma.
TRÍADE MAIOR COM SÉTIMA MAIOR
C7M = Do mi sol si C#7M = Do# mi# sol# si# Db7M = Reb fa lab do D7M = Re fa# la do# D#7M = Re# fax la# dox Eb7M = Mib Sol Sib re E7M = Mi Sol# si re# F7M = Fa la do mi F#7M = Fa# la# do# mi# Gb7M = Solb sib reb fa G7M = Sol si re fa# G#7M = Sol# si# re# fax Ab7M = Lab do mib sol A7M = La do# mi sol# A#7M = La# dox mi# solx Bb7M = Sib re fa la B7M = Si re# fa# la#
TRÍADE MAIOR COM SÉTIMA MENOR
C7 = Do mi sol sib C#7 = Do# mi# sol# si Db7 = Reb fa lab dob D7 = Re fa# la do D#7 = Re# fax la# do# Eb7 = Mib Sol Sib reb E7 = Mi Sol# si re F7 = Fa la do mib F#7 = Fa# la# do# mi Gb7 = Solb sib reb fab G7 = Sol si re fa G#7 = Sol# si# re# fa# Ab7 = Lab do mib solb A7 = La do# mi sol A#7 = La# dox mi# sol# Bb7 = Sib re fa lab B7 = Si re# fa# la
TRÍADE MENOR COM SÉTIMA MAIOR
Cm7M = Do mib sol si C#m7M = Do# mi sol# si# Dbm7M = Reb fab lab do Dm7M = Re fa la do# D#m7M = Re# fa# la# dox Ebm7M = Mib Solb Sib re Em7M = Mi Sol si re# Fm7M = Fa lab do mi F#m7M = Fa# la do# mi# Gbm7M = Solb sibb reb fa Gm7M = Sol sib re fa# G#m7M = Sol# si re# fax Abm7M = Lab dob mib sol Am7M = La do mi sol# A#m7M = La# do# mi# solx Bbm7M = Sib reb fa la Bm7M = Si re fa# la#
TRÍADE MENOR COM SÉTIMA MENOR
Cm7 = Do mib sol sib C#m7 = Do# mi sol# si Dbm7 = Reb fab lab dob Dm7 = Re fa la do D#m7 = Re# fa# la# do# Ebm7 = Mib Solb Sib reb Em7 = Mi Sol si re Fm7 = Fa lab do mib F#m7 = Fa# la do# mi Gbm7 = Solb sibb reb fab Gm7 = Sol sib re fa G#m7 = Sol# si re# fa# Abm7 = Lab dob mib solb Am7 = La do mi sol A#m7 = La# do# mi# sol# Bbm7 = Sib reb fa lab Bm7 = Si re fa# la
DIMINUTA
C° = Do mib solb sibb C#° = Do# mi sol sib Db° = Reb fab labb dobb D° = Re fa lab dob D#° = Re# fa# la do Eb° = Mib Solb Sibb rebb E° = Mi Sol sib reb F° = Fa lab dob mibb F#° = Fa# la do mib Gb° = Solb sibb rebb fabb G° = Sol sib reb fab G#° = Sol# si re fa Ab° = Lab dob mibb solbb A° = La do mib solb A#° = La# do# mi sol Bb° = Sib reb fab labb B° = Si re fa lab
MEIO-DIMINUTA
Cm7(b5) = Do mib solb sib C#m7(b5) = Do# mi sol si Dbm7(b5) = Reb fab labb dob Dm7(b5) = Re fa lab do D#m7(b5) = Re# fa# la do# Ebm7(b5) = Mib Solb Sibb reb Em7(b5) = Mi Sol sib re Fm7(b5) = Fa lab dob mib F#m7(b5) = Fa# la do mi Gbm7(b5) = Solb sibb rebb fab Gm7(b5) = Sol sib reb fa G#m7(b5) = Sol# si re fa# Abm7(b5) = Lab dob mibb solb Am7(b5) = La do mib sol A#m7(b5) = La# do# mi sol# Bbm7(b5) = Sib reb fab lab Bm7(b5) = Si re fa la
SÉTIMA MAIOR E QUINTA AUMENTADA
C7M(#5) = Do mi sol# si C#7M(#5) = Do# mi# solx si# Db7M(#5) = Reb fa la do D7M(#5) = Re fa# la# do# D#7M(#5) = Re# fax lax dox Eb7M(#5) = Mib Sol Si re E7M(#5) = Mi Sol# si# re# F7M(#5) = Fa la do# mi F#7M(#5) = Fa# la# dox mi# Gb7M(#5) = Solb sib re fa G7M(#5) = Sol si re# fa# G#7M(#5) = Sol# si# rex fax Ab7M(#5) = Lab do mi sol A7M(#5) = La do# mi# sol# A#7M(#5) = La# dox mix solx Bb7M(#5) = Sib re fa# la B7M(#5) = Si re# fax la#
Esses são os dois tipos básicos de acordes ( TRÍADES e TÉTRADES ). E para você se tornar um grande instrumentista precisa DOMINAR todos os tipos de acordes.
Já aconteceu de você tentar tocar uma música, olhar para a cifra e ver que NÃO conhece aquele acorde? Difícil né? Já passei por isso também.
E quando está tentando tirar uma música de ouvido e esbarra em um acorde que não tem nem noção de como se faz? Ai você deve pensar: ” se fosse Maior ou Menor eu até saberia, mas tá parecendo um ” dissonante”.
Não fique frustrado, isso já aconteceu comigo também.
Agora, quer saber como eu resolvi essa dificuldade e hoje consigo tocar qualquer música, com qualquer acorde, sem problema nenhum?
Estudando! Praticando! Desenvolvendo minha habilidade e sensibilidade musical através do estudo de escalas, arpejos, técnica, acordes e teoria musical.
Se quiser adquirir um conhecimento específico sobre tudo que falei acima, e outros assuntos essenciais para todo tecladista, é só acessar o link abaixo e começar a evoluir ainda hoje nas teclas.
>>> Quero aprender mais sobre teclado
Caso tenha alguma dúvida só deixar um comentário que respondo o mais breve possível.