“Estudo oito horas por dia e não consigo adquirir a velocidade que gostaria nos arpejos e escalas”.
“Minhas frases não saem com o som limpo”.
“Estudo técnicas de palhetada e não consigo tirar o som que gostaria”.
Treinei essa música a semana inteira e não consigo tocá-la”.
“O que estou fazendo errado? ”
Essas são frases que ouço, as vezes, de alguns estudantes de guitarra, principalmente quando são autodidatas ( entenda autodidata como os que estudam sem o auxílio de um professor, mas ESTUDAM ).
Estudar guitarra sozinho ( ser autodidata ) exige mais esforço. Duas dificuldades que você vai encontrar:
- Gastar tempo atrás do material para estudar ( poderia gastar esse tempo praticando ).
- Ter que correr atrás das informações, e nem sempre elas estão corretas ( um bom curso, ou professor já tem seu plano de aula e vai te ensinar passo a passo ).
Se já tem um bom professor, está no caminho certo! Se ainda não pode pagar mensalidades, recomendo que faça um treinamento completo, com um cronograma organizado para guitarristas.
Separei um que vai te ajudar a desenvolver sua palhetada, aprender as escalas e arpejos, licks e improvisos.
Veja o vídeo abaixo onde é explicado tudo sobre esse treinamento de guitarra com cronograma de estudos:
Já tenho o material em mãos, e agora?
Não adianta passar horas por dia, com sua guitarra nas mãos, se não tiver organização nos assuntos que está estudando. Não é somente a QUANTIDADE de tempo mas a QUALIDADE dele. Lógico que se você associar os dois, quantidade + qualidade, em pouco tempo vai ver um resultado muito melhor.
Aqui vai uma dica que você deve seguir a risca:
DESCONECTE-SE do FACEBOOK, SKYPE, TWITTER, YOUTUBE ou qualquer outra coisa relacionada a INTERNET. Elas atrapalham e muito sua concentração.
A repetição é algo imprescindível para nossa mente gravar cada assunto. Então, é necessário treinar durante um bom tempo o mesmo assunto, até que você o domine.
Pense que você tem que estudar: digitações, escalas, ( maiores, menores, pentatônicas, etc ) arpejos, harmonia, etc . Daí você estuda digitação na segunda-feira,escalas na terça, arpejos na quarta, e por ai vai. Dessa forma, você só vai estudar digitação novamente depois de muitos dias. Assim é muito difícil ficar BOM em um assunto.
Pensando nisso, organizei um pequeno cronograma de estudo para ajudar quem está começando. Não é uma regra, e você pode/deve alterar de acordo com seu tempo e disposição. Quando perceber que já domina aquele assunto que estava estudando, troque por outro. Mas, a dica é: nunca troque de assunto sem que tenha total domínio sobre o mesmo.
Abaixo você verá vários tópicos. Escolha no máximo TRÊS deles, e estude até entender e dominar, depois, passe para outro. Se você tem uma hora diária para estudar, divida esse tempo para os TRÊS tópicos.
Lembrando que, alongamento antes de estudar é essencial. E ainda, estude com METRÔNOMO, só assim vai adquirir precisão e perceber sua evolução ao longo do tempo.
CRONOGRAMA DE ESTUDO PARA GUITARRA
1) Intervalos
2) Técnica
- 2.1) palhetada alternada em cordas soltas
- 2.2) digitações
- 2.3) cromatismos
- 2.4) salto de cordas
- 2.5) efeitos – vibrato, bends, ligados
- 2.6) Sweep picking
- 2.7) Troca de acordes
3) Decorar notas no braço
4) Escalas
- 4.1) maiores
- 4.2) menores – natural, harmônica e melódica
- 4.3) Pentatônicas
5) Arpejos
6) Leitura
- 6.1) Cifra
- 6.2) Tablatura
- 6.3) Partitura
7) Harmonia
8) Rítimos
9) Improvisação
10) Repertório
Te mostrei aqui o caminho pra você não se perder nos estudos. Mas, não adianta saber o que e como estudar, e ainda, quanto tempo gastar em cada assunto, sem um método de estudo eficaz.
Por isso quero te apresentar o treinamento que tem ajudado centenas de guitarristas a se desenvolver da forma correta.
Alguns assuntos abordados no curso são:
- Escalas e arpejos
- Harmonia
- Improvisação
- Técnica de palhetada
Certamente, todo esse conhecimento vai te ajudar a alavancar seus estudos na guitarra da forma correta, sem perca de tempo.
Se ficou alguma dúvida do que foi dito, basta deixar um comentário e te respondo o mais rápido possível.