A escala pentatônica é sem dúvida alguma a mais utilizada pela maioria dos guitarristas.
O grande problema que vejo é que muitos aprendem a tocar as 5 shapes dessa escala e a utilizam da maneira mais básica possível.
Ps: se ainda não sabe os 5 shapes recomendo que estude aqui: Desenhos da escala pentatônica
Quando digo maneira básica quero dizer tocar penta maior em cima do acorde maior e penta menor sobre acorde menor.
Mas e ai, você sabe como utilizar a escala pentatônica só da maneira básica ou já experimentou novas formas pra dar aquela nuance diferente pros seus solos e improvisos?
Se nunca utilizou a escala pentatônica de outras maneiras recomendo que leia esse artigo até o final e pratique os exemplos que vou te ensinar aqui.
SUPERPOSIÇÃO DE ESCALAS
Antes de entrar nos exemplos propriamente ditos quero que você entenda que o que vamos fazer é uma superposição de escalas pentatônicas.
Como assim?
Vou te mostrar como utilizar algumas escalas pentatônicas sobre determinados acordes, isso irá gerar intervalos diferentes e uma sonoridade muito interessante aos seus solos e improvisos.
A forma tradicional de utilizar a escala pentatônica é:
- Sobre o acorde de A você toca a penta de Lá Maior.
- Sobre o acorde de Am você toca a penta de Lá menor.
O que vou te mostrar é como fugir disso. Então vamos ao primeiro exemplo.
#1 – PENTA MAIOR 1 TOM ACIMA
Nesse primeiro exemplo você deve tocar a pentatônica MAIOR um tom acima do acorde maior com sétima Maior ( 7M ).
Exemplo:
Sobre o acorde de C7M toque a penta MAIOR de D.
Observe abaixo os intervalos que a penta MAIOR de D vai gerar se tocada sobre C7M.
RE MI FA# LA SI 9 3M #4 13 7M
Como você pode ver acima temos o intervalo de 4ª aumentada ( #4 ). Isso faz com que a penta maior soe como o modo lídio.
EXEMPLOS NOS TONS MAIS COMUNS
- Acorde C7M ( tocar penta maior de D ).
- Acorde G7M ( tocar penta maior de A ).
- Acorde D7M ( tocar penta maior de E ).
- Acorde A7M ( tocar penta maior de B ).
- Acorde E7M ( tocar penta maior de F# ).
- Acorde B7M ( tocar penta maior de C# ).
#2 – PENTA MENOR 1 TOM ACIMA
Nesse segundo exemplo você deve tocar a pentatônica MENOR um tom acima do acorde menor com sétima menor ( 7 ).
Exemplo:
Sobre o acorde de Cm7 toque a penta menor de D.
Observe abaixo os intervalos que a penta MENOR de D vai gerar se tocada sobre Cm7.
RE FA SOL LA DO 9 11 5J 13 1J
Como você pode ver acima temos o intervalo de DÉCIMA TERCEIRA MAIOR ( 13 ). Isso faz com que a penta menor soe como o modo dórico.
EXEMPLOS NOS TONS MAIS COMUNS
- Acorde Cm7 ( tocar penta menor de D ).
- Acorde Gm7 ( tocar penta menor de A ).
- Acorde Dm7 ( tocar penta menor de E ).
- Acorde Am7 ( tocar penta menor de B ).
- Acorde Em7 ( tocar penta menor de F# ).
- Acorde Bm7 ( tocar penta menor de C# ).
CONCLUSÃO
Pra improvisar ou criar seus solos muitos te fazem pensar que você precisa ser um expert em TODAS as escalas.
Isso não é verdade!
Conheço muitos guitarristas que criam solos e improvisos incríveis sem saber TODAS as escalas. Inclusive, utilizam a pentatônica só da maneira básica.
Mas estude, pratique, dedique-se todos os dias e verá que vale a pena o esforço para se tornar um guitarrista melhor a cada dia.
Então fica a dica! ESTUDE, ESTUDE, ESTUDE!!
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