Gosto de dividir os alunos de guitarra que estão estudando escalas maiores, em 3 grupos:
- Os que já sabem os desenhos da escala mas estão enjoados de praticar da mesma forma.
- Os que não sabem os desenhos e não querem saber, só querem tocar os seus solos de guitarra preferidos.
- Os que já sabem os desenhos das escalas maiores, tem uma palhetada afiada, mas não conseguem utilizá-las em seus solos e improvisos.
E ai, em qual grupo você se encaixa?
Independente da sua resposta, leia esse artigo até o final. Nele vou te mostrar 5 passos que eu uso pra praticar as escalas maiores e deixar minha técnica na guitarra bem afiada.
#01 – Decorar os Desenhos
Sem saber os desenhos das escalas fica muito difícil ( pra não dizer impossível ) praticar. Improvisar com elas então, é impossível. Então o primeiro passo é decorar os desenhos das escalas maiores e ter fluência neles.
Veja abaixo as formas pra você pode praticar:
#02 – Palhetar 4 Vezes
Uma coisa que dificulta na hora de decorar os desenhos é ter que preocupar em tocar com palhetadas alternadas. Se você já tem fluência nas palhetadas isso não será um problema. Mas quem está começando agora geralmente não consegue palhetar bem, sem olhar a mão direita ( mão da palheta ) e acaba tendo que se preocupar com três coisas:
- Se está palhetando corretamente
- Se está tocando no braço da guitarra com os dedos certos
- Se está tocando as notas certas
Pra facilitar um pouco você deve começar praticando com 4 palhetadas alternadas em cada nota ( em semicolcheias ). Isso vai melhorar sua técnica de palheta e ainda te dar tempo para decorar o desenho no braço da guitarra.
#03 – Palhetar 2 Vezes
Aqui é só você seguir o mesmo passo anterior, só que ao invés de 4 palhetadas em cada nota, usar só 2 ( em colcheias ).
A troca das notas já vai ficar um pouco mais rápida, e isso exigirá que você raciocine o desenho da escala mais rápido também.
#04 – Palhetar 1 Vez
Palhetando uma vez você está tocando da forma tradicional, a forma que todos utilizam para estudar as escalas. Basta usar a técnica de palhetada alternada, ou seja, uma para baixo a outra para cima.
Um cuidado que você deve ter é ao trocar de corda. Sempre mantenha a palhetada alternada.
#05 – Tocar em Tercinas ( Quiálteras )
Quando você começar a criar seus solos e improvisar é muito importante fugir dos ” padrões ” de escalas. Senão você se tornará um mero ” tocador de escalas “.
Só que muitas pessoas se esquecem de alterar o padrão rítmico das notas. Só se preocupam em tocar ” mil ” notas diferentes. Então, uma coisa bem legal que você pode fazer é alterar a figura de nota pra estudar as escalas.
Nesse exemplo quero te incentivar a usar Tercinas. Só que ligando a primeira colcheia a segunda e usando uma semicolcheia em seguida.
Veja no exemplo:
Preparei um vídeo para você, onde mostro todos os passos que citei acima. Veja:
DICA EXTRA
Depois que passei a estudar as escalas na guitarra seguindo esses passos, minha técnica simplesmente dobrou e consigo criar solos e improvisos muito mais fácil. O primeiro passo foi planejar um modo de treinar e depois passar para a prática na guitarra.
Tudo se torna mais fácil com foco, determinação e o método certo a seguir.
Se você deseja se aprofundar no estudo das escalas na guitarra recomendo que conheça o kit Guitarra Rock. Nele é abordada uma forma inovadora de praticar as escalas e aplicá-las em solos e improvisos.
E ai, tem alguma dificuldade com as escalas ou com solos e improvisos? Deixe seu comentário que eu ajudarei você.