Mudar o tom de uma música, porque está desconfortável ou fora da extensão vocal do cantor, é muito importante! Na maioria dos teclados isso é feito através do transpose. Mas, e no violão ou guitarra, como fazer isso? É ai que entra o capotraste (braçadeira para violão ). Com ele conseguimos alterar o tom de uma música facilmente.
Quando usamos o capotraste, estamos fazendo a posição de um acorde mas obtendo o som de outro. Por exemplo, se eu toco um MI MAIOR com o capotraste na 1ª casa, ele vai soar como FA MAIOR, porque, ao colocar o capotraste na 1ª casa eu aumentei em um semitom o acorde que estava tocando.
Formas de usar o capotraste.
1) Alterar o tom de uma música sem mudar a forma dos acordes que você está tocando.
Usando desse jeito, basta você decidir quanto precisa ser aumentado o tom da música, contar as casas e colocar o capotraste. Agora, é só tocar cada acorde na mesma posição que estava usando antes.
EXEMPLO:
Você está tocando uma música em SOL MAIOR. Quer alterar o tom para LÁ MAIOR. A distância de SOL MAIOR para LÁ MAIOR é de 2 semitons, sendo assim, basta você “andar” com o capotraste 2 casas. Então, ele vai ficar na 2ª casa e você vai tocar o mesmo SOL MAIOR que estava tocando antes, mas ele vai soar como LÁ MAIOR.
2) Trocar um tom com muitas pestanas (mais difícil e cansativo de tocar) por um tom com acordes abertos (mais fáceis de tocar).
Para usar dessa forma, você deve observar quantas casas teve que “andar” com a posição do acorde aberto. Depois, é só “andar” com o capotraste a mesma quantidade de casas.
EXEMPLO:
Você está tocando uma música em Dó sustenido Maior e quer alterá-la para Dó Maior, para ficar mais fácil de tocar. Se você observar bem, de DÓ para DÓ SUSTENIDO temos meio tom de distância (uma casa de distância). Então, você deve “andar” com o capotraste uma casa, logo, ele ficará na 1ª casa.
Para entender melhor, veja a tabela abaixo.
Nas colunas em branco, você pode escolher o com que quer obter naquela casa.
Na coluna azul, você verá a posição que deve fazer para obter aquele som.
DICA
Se estiver tocando com mais 2 violonistas, use a braçadeira para violão, e obtenha uma sonoridade diferente.
Por exemplo, imagine que a música é em MI MAIOR. O 1º violão tocará em MI MAIOR, normalmente. O 2º violão usará o capotraste na 2ª casa e tocará em RÉ MAIOR (o som obtido será o de MI MAIOR). O 3º violão usará o capotraste na 4ª casa e tocará em DÓ MAIOR (o som obtido será o de MI MAIOR).
Até a próxima!