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Como Conectar a Escala Pentatônica: 5 desenhos

Richardson maio 9, 2016 5 comentários guitarra

Você já passou por isso?

Você pratica a escala pentatônica. Decora os 5 desenhos no braço da guitarra. Mas após dias treinando, o mais frustante acontece. Não consegue sair do desenho número 1. Os improvisos ficam restritos a apenas uma ou duas regiões no braço da guitarra.

Lembrou-se de algo?

Não se preocupe. Todos nós já passamos por situações parecidas. Mas hoje é o dia de você começar a mudar isso…

Hoje vou ensinar você como conectar a escala pentatônica através de um efeito simples, mas ótimo. É o slide.

Ah, e no final tem uma dica importantíssima sobre como estudar utilizando outras figuras de notas. Acredite, isso faz toda a diferença.

Preparado? Então continue lendo esse artigo.

#1 – VISUALIZANDO E DECORANDO OS 5 DESENHOS DA ESCALA PENTATÔNICA

Claro que antes de começar a conectar as escalas pentatônicas uma a outra, você precisa decorar os 5 desenhos usados.

Veja abaixo:

Padrões Pentatônica

Se ainda não sabe os cinco desenhos da escala, recomendo que decore antes de continuar. Isso é essencial pra que você entenda todo o assunto a seguir.

#2 – COMO PRATICAR COM O METRÔNOMO

Como você já deve saber, estudar com o metrônomo é essencial para desenvolver sua técnica, percepção rítmica, manter o andamento da música, etc. Portanto, nunca pratique sem ele.

Pra alguns isso é fácil e simples de fazer. E se for o seu caso pode pular essa etapa.

Mas conheço muita gente que tem dificuldade de tocar com o metrônomo. Então vou explicar aqui de um jeito bem iniciante.

Pense que cada vez que o metrônomo ” bater ” você precisa tocar 2 notas.

Vou simplificar mais…

Imagine que você está marcando o andamento com o pé. Você precisa fazer dois movimentos pra cada batida. No primeiro seu pé desce e  no segundo ele sobe ( para bater novamente ).

Então o que precisa é tocar uma nota no movimento descendente do seu pé e a outra no movimento ascendente. Isso te dará duas notas por tempo ( o que chamamos de colcheia ).

Agora é só substituir as batidas do seu pé pelas do metrônomo.

Uma dica: comece com o metrônomo na velocidade de 70 bpm.

#3 – CONECTANDO OS DESENHOS

Como você observou acima, temos 5 desenhos e precisamos conectar um ao outro. Para fazer isso vamos usar a técnica de slide.

Pra quem não sabe, slide é quando você toca uma nota e ” arrasta ” para a próxima, palhetando ou não a nota seguinte.

Exemplo:

1——————
2–5/6———–
3———5/7—-
4—————–
5—————–
6—————–

  • Conectando Desenho 1 ao 2

Comece tocando o 1º desenho a partir da 6ª corda. Quando chegar a 1ª corda faça o Slide até a casa 10 e desça tocando o 2º desenho.

01 - Conexão Pentatônica 1

  • Conectando Desenho 2 ao 3.

Comece tocando o 2º desenho a partir da 6ª corda. Quando chegar a 1ª corda faça o Slide até a casa 12 e desça tocando o 3º desenho.

Veja o exemplo abaixo:

 02 - Conexão Pentatônica 2

  • Conectando Desenho 3 ao 4

Comece tocando o 3º desenho a partir da 6ª corda. Quando chegar a 1ª corda faça o Slide até a casa 15 e desça tocando o 4º desenho.

Veja o exemplo abaixo:

03 - Conexão Pentatônica 3

  • Conectando Desenho 4 ao 5

Comece tocando o 4º desenho a partir da 6ª corda. Quando chegar a 1ª corda faça o Slide até a casa 17 e desça tocando o 5º desenho.

Veja o exemplo abaixo:

04 - Conexão Pentatônica 4

Como você viu, pra começar a conectar um desenho ao outro basta usar um slide ascendente quando chegar a primeira corda e outro slide descendente quando retornar a sexta corda.

#4 – PRATICANDO COM OUTRAS FIGURAS DE NOTAS

Em todos exemplos acima foram usadas colcheias como figuras de notas. Mas você pode, e deve, usar outras figuras para praticar os desenhos e as conexões.

As figuras mais usadas são:

  1. Semínima ( 1 nota por tempo )
  2. Colcheia ( 2 notas por tempo )
  3. Semicolcheia ( 4 notas por tempo )
  4. Tercina ( 3 notas por tempo )

Veja abaixo um exemplo de cada uma das figuras acima, na ordem apresentada:

TOCANDO EM SEMÍNIMAS

1 - Semínimas

TOCANDO EM COLCHEIAS

2 - Colcheias

TOCANDO EM SEMICOLCHEIAS

3 - Semicolcheias

TOCANDO EM TERCINAS

4 - Tercinas

Toque com essas figuras de notas em cada desenho aprendido.

#5 – ESTUDE TODAS AS ESCALAS.

A maioria dos guitarristas se prende apenas a escala Pentatônica ou quando muito a Escala Maior e Menor. Se esquecem que existem outros tipos de escala como a menor harmônica, menor melódica, modos gregos e escala cromática.

Todas essas escalas são importantes e se você estudá-las com certeza terá mais opções para criar seus solos e improvisos.

Mas não se engane, não adianta só decorar escalas e mais escalas e não ter criatividade na hora de improvisar.

Também é preciso organizar seu tempo de estudo para ter ótimos resultados na guitarra, em pouco tempo!

O treinamento de Guitarra Intensiva é algo que vai te ajudar muito nisso. Se quiser sair do básico e melhorar sua técnica, harmonia, improvisação e escalas, com um cronograma de estudos feito pensando nos guitarristas, assista o vídeo abaixo onde é falado tudo sobre o treinamento:

  • Quero assistir o vídeo completo

Esse treinamento é ideal para guitarristas que precisam desenvolver sua técnica de forma organizada, pois o estudo está organizado na ordem que você precisa estudar. Um cronograma completo!

Nele você vai encontrar:

  • Escala Maior e menor relativa
  • Escala Pentatônica M7 e m7
  • Two Hands, Tapping
  • Modos gregos
  • Backingtracks
  • Solfejo Ritmico
  • Repertório

>> Quero acessar o treinamento completo

Qualquer dúvida é só deixar um comentário que respondo o mais breve possível.

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Richardson

Professor de música, produtor musical, criador do canal acordesfree.

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