Tablaturas e Cifras

Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • INÍCIO
  • CIFRAS GOSPEL
  • Cifras MPB
  • TABLATURAS
Busca
Home O Campo Harmônico Maior ( Notas de Tensão )

O Campo Harmônico Maior ( Notas de Tensão )

Richardson fevereiro 3, 2016 1 comentário teclado

Chegamos a mais um artigo sobre CAMPO HARMÔNICO MAIOR. 

Acredito que se você chegou até aqui é porque já estudou os outros artigos. Se não o fez, corra lá antes de continuar.

  1. O que é Campo Harmônico Maior? 
  2. O Campo Harmônico Maior ( Tétrades )

Teclado

Bom, nesse artigo vou te mostrar as notas de tensão encontradas no campo harmônico de Dó Maior  ( b9, 9, #9, 11, #11, b13, 13 ). Repare que não veremos todas as tensões possíveis nesse campo harmônico. Você pode perguntar: ” mas por que? “. A resposta é simples: ” porque só usaremos nesse estudo as notas que pertencem a escala Maior.

Exemplo:

  • As notas do acorde de C7M(9) são: Dó – Mi – Sol – Si – Ré. Não existe dentro da escala de Dó Maior a nota Ré# por isso não temos C7M(#9) no campo harmônico de Dó Maior.

Entendido isso, vou te mostrar agora quais as notas de tensão você pode/deve usar em cada grau.

A escala utilizada como exemplo é a de Dó Maior.

Tensões do campo harmônico Maior

I GRAU – Acorde C ou C7M.

NOTAS DE TENSÃO MAIS COMUNS

  • NONA – Representada pelo número 9. Forma de cifrar – C7M(9) ou C9.
  • DÉCIMA TERCEIRA – Representada pelo número 13. Forma de cifrar – C7M(13).

II GRAU – Acorde Dm ou Dm7.

NOTAS DE TENSÃO MAIS COMUNS

  • NONA – Representada pelo número 9. Forma de cifrar – Dm7(9) ou Dm9.
  • DÉCIMA PRIMEIRA – Representada pelo número 11. Forma de cifrar – Dm7(11)

III GRAU – Acorde Em ou Em7.

NOTAS DE TENSÃO MAIS COMUNS

  • DÉCIMA PRIMEIRA – Representada pelo número 11. Forma de cifrar – Em7(11).

IV GRAU – Acorde F ou F7M.

NOTAS DE TENSÃO MAIS COMUNS

  • NONA – Representada pelo número 9. Forma de cifrar – F7M(9) ou F9.
  • DÉCIMA PRIMEIRA AUMENTADA – Representada pelo número #11. Forma de cifrar – F7M(#11) ou F(#11).
  • DÉCIMA TERCEIRA – Representada pelo número 13. Forma de cifrar – F7M(13).

V GRAU – Acorde G ou G7.

NOTAS DE TENSÃO MAIS COMUNS

  • NONA – Representada pelo número 9. Forma de cifrar – G7(9) ou G9.
  • DÉCIMA PRIMEIRA – Representada pelo número 9. Forma de cifrar – G7(11).
  • DÉCIMA TERCEIRA – Representada pelo número 13. Forma de cifrar – G7(13).

VI GRAU – Acorde Am ou Am7.

NOTAS DE TENSÃO MAIS COMUNS

  • NONA – Representada pelo número 9. Forma de cifrar – Am7(9) ou Am9.
  • DÉCIMA PRIMEIRA – Representada pelo número 11. Forma de cifrar – Am7(11).

VII GRAU – Acorde Bm(b5) ou Bm7(b5).

NOTAS DE TENSÃO MAIS COMUNS

  • NONA MENOR – Representada pelo número b9. Forma de cifrar – Bm7(b5, b9).
  • DÉCIMA PRIMEIRA – Representada pelo número 11. Forma de cifrar – Bm7(b5, 11).
  • DÉCIMA TERCEIRA MENOR – Representada pelo número b13. Forma de cifrar – Bm7(b5, 13).

Você tem até agora o CAMPO HARMÔNICO de Dó Maior com suas notas de TENSÃO. Pra facilitar seus estudos vou escrever aqui alguns acordes com suas notas de tensão ( os que considero ser mais usados ) em alguns tons mais comuns, e recomendo que você estude cada um com bastante calma, até saber TODOS.

SOL MAIOR

G7M(9) = sol si re fa# la
Am7(9) = la do mi sol si
Bm7(11) = si re fa# la mi
C7M(9) = do mi sol si re
D7(9) = re fa# la do mi
Em7(9) = mi sol si re fa#
F#m7(b5,b9) = fa# la do mi sol

RÉ MAIOR

D7M(9) = re fa# la do# mi
Em7(9) = mi sol si re fa#
F#m7(11) = fa# la do# mi si
G7M(9) = sol si re fa# la
A7(9) = la do# mi sol si
Bm7(9) = si re fa# la do#
C#m7(b5,b9) = do# mi sol si re

LÁ MAIOR

A7M(9) = la do# mi sol# si
Bm7(9) = si re fa# la do#
C#m7(11) = do# mi sol# si fa#
D7M(9) = re fa# la do# mi
E7(9) = mi sol# si re fa#
F#m7(9) = fa# la do# mi sol#
G#m7(b5,b9) = sol# si re fa# la

MI MAIOR

E7M(9) = mi sol# si re# fa#
F#m7(9) = fa# la do# mi sol#
G#m7(11) = sol# si re# fa# do#
A7M(9) = la do# mi sol# si
B7(9) = si re# fa# la do#
C#m7(9) = do# mi sol# si re#
D#m7(b5,b9) = re# fa# la do# mi

SI MAIOR

B7M(9) = si re# fa# la# do#
C#m7(9) = do# mi sol# si re#
D#m7(11) = re# fa# la# do# sol#
E7M(9) = mi sol# si re# fa#
F#7(9) = fa# la# do# mi sol#
G#m7(9) = sol# si re# fa# la#
A#m7(b5,b9) = la# do# mi sol# si

FÁ MAIOR

F7M(9) = fa la do mi sol
Gm7(9) = sol sib re fa la
Am7(11) = la do mi sol re
Bb7M(9) = sib re fa la do
C7(9) = do mi sol sib re
Dm7(9) = re fa la do mi
Em7(b5,b9) = mi sol sib re fa

Se você quer aprender mais, pode fazer um dos cursos abaixo que tem ajudado as pessoas a se desenvolver em harmonia, escalas, acordes, teoria musical e muito mais. Conheça acessando o link abaixo onde é ensinado tudo isso.

Se você leu todo esse artigo parabéns! Você faz parte de um grupo seleto de pessoas que estão buscando se aperfeiçoar musicalmente!

Continue estudando, praticando e se aperfeiçoando cada vez mais! Conheça o método de teclado que tem ajudado várias pessoas a tocar suas músicas sem dificuldades técnicas, teóricas ou harmônicas.

  • Quero conhecer o método de teclado agora

E para encerrar, gostaria que você compartilhasse sua experiência sobre o assunto abordado no artigo. Você já tinha pensado em Notas de Tensão? Se sim, como as utiliza em suas músicas? Fique a vontade para deixar sua opinião nos comentários e ajudar a melhorar o artigo.

teclas magicas baner 728

Artigos relacionados

  • O que é Sobreposição de Acordes e como você pode usá-la em seus Arranjos

  • acordes menores no teclado

    Como Tocar os Acordes Menores no Teclado

  • Mão Esquerda no Teclado – 7 Exercícios Para Destravar e Dar Agilidade

  • CAMPO HARMÔNICO MAIOR: VEJA COMO VOCÊ PODE USÁ-LO PARA TIRAR SUAS MÚSICAS DE OUVIDO

  • Como Montar e Aplicar Novos Acordes em Seus Arranjos ( Maiores )

  • O que é o Trítono e Como Usá-lo em Seus Arranjos

Richardson

Professor de música, produtor musical, criador do canal acordesfree.

Saiba mais aqui →
  • Vídeo Aulas
  • Tutoriais e Dicas
  • tablaturas gospel
  • cifras gospel

Estamos no Facebook

AcordesFree

ARTIGOS POPULARES

  • Como Tocar os Acordes Maiores no teclado
  • Como usar o capotraste ( braçadeira para violão )
  • Como Tocar os Acordes Maiores com Sétima Maior no Teclado
  • Como Tirar Música De Ouvido – Guia Simples e Prático

Tablaturas e Cifras · 2025 © Todos os direitos reservados

  • Política de Privacidade
  • Tablaturas
  • Cifras
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência.
ConfiguraçõesEntendi e aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR