No artigo passado você aprendeu quatro coisas:
- O que é campo harmônico
- Quais são os acordes do campo harmônico maior
- Como encontrar as tríades de cada acorde do campo harmônico maior
- Uma lista com o campo harmônico dos tons mais comuns
Se ainda não leu o artigo recomendo que leia antes de prosseguir.
O que é Campo Harmônico Maior?
Nesse artigo vamos aprender as tétrades do campo harmônico maior.
Existem SETE tipos de tétrades mas no campo harmônico MAIOR você só encontrará QUATRO.
- Maior com Sétima Maior ( 7M )
- Menor com Sétima Menor ( m7 )
- Maior com Sétima Menor ( 7 )
- Menor com Sétima Menor e Quinta Diminuta ( m7(b5) )
O que você precisa é saber o que tem em cada grau. Vejamos abaixo:
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si I II III IV V VI VII 7M m7 m7 7M 7 m7 m7(b5)
Se você observar bem vai ver o seguinte:
Repare que temos temos DOIS graus onde os acordes são MAIORES com SÉTIMA MAIOR.
I GRAU - C7M IV GRAU - F7M
TRÊS graus MENORES com SÉTIMA MENOR.
II GRAU - Dm7 III GRAU - Em7 VI GRAU - Am7
UM grau MAIOR com SÉTIMA MENOR.
V GRAU - G7
UM grau MENOR com SÉTIMA MENOR e QUINTA DIMINUTA.
VII GRAU - Bm7(b5)
Agora que você já sabe onde estão localizados os tipos de tétrades, vamos ver quais notas formam cada uma delas.
Pra fazer isso vamos pegar uma nota e pular outra até inteirar 4 notas pra cada acorde. Não entendeu? Então veja só:
Começando pela nota Dó. Pegamos o Dó ( pulamos o Ré ), pegamos o Mi ( pulamos o Fá ), pegamos o Sol ( pulamos o Lá ) e pegamos o Si. Então o acorde ( tétrade ) de Dó Maior com Sétima Maior fica assim:
C7M = dó mi sol si
Faremos o mesmo começando da nota RÉ. Pegamos o Ré ( pulamos o Mi ), pegamos o Fá ( pulamos o Sol ) pegamos o Lá ( pulamos o Si ) e pegamos o Dó. Então o acorde ( tétrade ) de Ré menor com Sétima fica assim:
Dm7 = re fá lá dó
Isso você deve fazer com todos os outros acordes.
C7M = do mi sol si Dm7 = re fa la dó Em7 = mi sol si re F7M = fa la do mi G7 = sol si re fa Am7 = la do mi sol Bm7(b5) = si re fa la
Você tem até agora o CAMPO HARMÔNICO de Dó Maior em tétrades.
Pra facilitar seus estudos vou escrever aqui alguns tons que considero mais usados e recomendo que você estude cada um com bastante calma, até saber TODOS.
SOL MAIOR
G7M = sol si re fa# Am7 = la do mi sol Bm7 = si re fa# la C7M = do mi sol si D7 = re fa# la do Em7 = mi sol si re F#m7(b5) = fa# la do mi
RÉ MAIOR
D7M = re fa# la do# Em7 = mi sol si re F#m7 = fa# la do# mi G7M = sol si re fa# A7 = la do# mi sol Bm7 = si re fa# la C#m7(b5) = do# mi sol si
LÁ MAIOR
A7M = la do# mi sol# Bm7 = si re fa# la C#m7 = do# mi sol# si D7M = re fa# la do# E7 = mi sol# si re F#m7 = fa# la do# mi G#m7(b5) = sol# si re fa#
MI MAIOR
E7M = mi sol# si re# F#m7 = fa# la do# mi G#m7 = sol# si re# fa# A7M = la do# mi sol# B7 = si re# fa# la C#m7 = do# mi sol# si D#m7(b5) = re# fa# la do#
SI MAIOR
B7M = si re# fa# la# C#m7 = do# mi sol# si D#m7 = re# fa# la# do# E7M = mi sol# si re# F#7 = fa# la# do# mi G#m7 = sol# si re# fa# A#m7(b5) = la# do# mi sol#
FÁ MAIOR
F7M = fa la do mi Gm7 = sol sib re fa Am7 = la do mi sol Bb7M = sib re fa la C7 = do mi sol sib Dm7 = re fa la do Em7(b5) = mi sol sib re Chegamos ao final desse artigo.
Eu particularmente acredito que saber o campo harmônico maior é uma das habilidades mais importantes pra quem está começando a estudar música.
Nos dois últimos artigos você aprendeu bastante sobre ele.
Agora se você quiser se aprofundar ainda mais nesse assunto, e muitos outros como, escalas de blues, pentatônica, bebop, cromática, tons inteiros, diminuta, intervalos, formação de acordes, campo harmônico das escalas, como fazer os acordes, etc… conheça um material para teclado preparado especialmente para quem quer sair do básico.
>> Quero conhecer o material para teclado
Fique atento as atualizações do blog.
Comente, compartilhe, curta!! Isso é muito relevante pra mim!