Tablaturas e Cifras

Alternar navegaçãoMenu
Pular para o conteúdo
  • INÍCIO
  • CIFRAS GOSPEL
  • Cifras MPB
  • TABLATURAS
Busca
Home O que é Sobreposição de Acordes e como você pode usá-la em seus Arranjos

O que é Sobreposição de Acordes e como você pode usá-la em seus Arranjos

Richardson maio 18, 2017 2 comentários teclado

Sobreposição de acordes é mais um assunto simples, porém extremamente poderoso para você obter uma sonoridade mais bela em seus arranjos.

Mesmo que você ainda seja iniciante e não conheça todos os acordes, não desista desse artigo. Eu garanto que você vai aproveitar muito esse conteúdo.

Estudar e entender como um acorde pode ser sobreposto ( empilhado ) sobre o outro é muito importante para que você consiga tocar melhor e criar novos arranjos.

Então continue lendo para saber como aplicar a sobreposição de acordes em suas músicas ou solos. E também para saber mais sobre:

→ O que é sobreposição de acordes

→ Como sobrepor as TRÍADES a partir da Terça

→ Como sobrepor as TÉTRADES a partir da Terça

→ Como sobrepor as TRÍADES a partir da Quinta

Gostou do que vamos estudar? Então compartilhe já com seus amigos para que cada vez mais músicos consigam aplicar a sobreposição de acordes para melhorar a forma de tocar.

O QUE É SOBREPOSIÇÃO DE ACORDES?

Como o próprio nome já diz, sobrepor um acorde é tocar um acorde sobre o outro. Ao invés de tocar a tríade de Dó Maior ( do, mi, sol ) de forma simples, você toca um Mi menor ( Em ) sobre o acorde de Dó Maior, assim você está sobrepondo o acorde de Em sobre C.

Essa técnica é muito utilizada para conseguir novos sons e deixar sua forma de tocar mais atraente.

Também é muito usada para improvisar melhor, pois se você entende que os arpejos são as mesmas notas do acorde ( tríade ou tétrade ), basta tocar um arpejo de Em sobre o acorde de C e terá outra sonoridade.

Enfim, sobrepor um acorde é ” empilhar ” acordes, seja em tríades ou tétrades.

COMO SOBREPOR AS TRÍADES A PARTIR  DA TERÇA

A primeira forma que você deve praticar é tocar as tríades começando sempre da terça do acorde.

Logo, se seu acorde for DÓ MAIOR você tocará o acorde de MI MENOR sobre ele, pois a terça do DÓ é MI. Isso fará com que o acorde de DÓ MAIOR soe com um C7M, já que o Em contém a nota Si que é a 7M de Dó. Veja:

C   = Do mi sol
Em  =    Mi sol si
C7M = Do mi sol si

Se seu acorde for RÉ MENOR você deve tocar o acorde de FÁ MAIOR sobre ele, pois a terça do RÉ é FÁ. Isso fará com que o acorde de RÉ MENOR soe com um Dm7, já que o F contém a nota Dó que é a 7 de Ré. Veja:

Dm  = Ré fa la
F   =    Fá la do
Dm7 = Ré fa la do

E aqui vão algumas considerações muito importantes:

  1. Sobre acordes maiores use tríades menores
  2. Sobre acordes menores use tríades maiores
  3. Sobre o acorde dominante ( V grau ) use a tríade meio diminuta
  4. Sobre o acorde do VII grau use a tríade menor

Veja um exemplo detalhado da sobreposição das tríades, a partir da terça, no campo harmônico de Dó Maior:

C + Em = C7M ( do mi sol si )
Dm + F = Dm7 ( re fa la do )
Em + G = Em7 ( mi sol si re )
F + Am = F7M ( fa la do mi )
G + Bm(b5) = G7 ( sol si re fa )
Am + C = Am7 ( la do mi sol )
Bm(b5) + Dm = Bm7(b5) ( si re fa la )

COMO SOBREPOR AS TÉTRADES A PARTIR  DA TERÇA

A segunda forma que você deve praticar é tocar as tétrades começando sempre da terça do acorde.

Logo, se seu acorde for DÓ MAIOR você tocará o acorde de MI MENOR COM SÉTIMA sobre ele, pois a terça do DÓ é MI. Isso fará com que o acorde de DÓ MAIOR soe com um C7M/9, já que o Em7 contém a nota Si ( 7M ) e a nota Ré ( 9 ) de Dó.

Veja abaixo:

C     = Do mi sol
Em7   =    Mi sol si re
C7M/9 = Do mi sol si re

Se seu acorde for RÉ MENOR você deve tocar o acorde de FÁ MAIOR COM SÉTIMA MAIOR sobre ele, pois a terça do RÉ é FÁ. Isso fará com que o acorde de RÉ MENOR soe com um Dm7/9, já que o F contém a nota Dó ( 7 ) e a nota Mi ( 9 ) de Ré.

Veja abaixo:

Dm    = Ré fa la
F7M   =    Fá la do mi
Dm7/9 = Ré fa la do mi

Algumas considerações muito importantes:

  1. Sobre acordes maiores use tétrades menores com sétima
  2. Sobre acordes menores use tétrades maiores com sétima maior
  3. Sobre o acorde dominante ( V grau ) use a tétrade meio diminuta
  4. Sobre o acorde do VII grau use a tétrade menor com sétima

Veja um exemplo detalhado da sobreposição das tétrades, a partir da terça, no campo harmônico de Dó Maior:

C + Em7 = C7M/9 ( do mi sol si re )
Dm + F7M = Dm7/9 ( re fa la do mi )
Em + G7M = Em7/9 ( mi sol si re fa# )
F + Am7 = F7M/9 ( fa la do mi sol )
G + Bm7(b5) = G7/9 ( sol si re fa la )
Am + C7M = Am7/9 ( la do mi sol si )
Bm(b5) + Dm7 = Bm7/9(b5) ( si re fa la do )

COMO SOBREPOR AS TRÍADES A PARTIR DA QUINTA

Agora vamos estudar e entender as tríades começando sempre da quinta do acorde.

Se o acorde for DÓ MAIOR você tocará o acorde de SOL MAIOR sobre ele, pois a quinta do DÓ é SOL. Isso fará com que o acorde de DÓ MAIOR soe com um C7M/9, já que o G contém a nota Si ( 7M ) e a nota Ré ( 9 ) de Dó.

Veja o exemplo abaixo:

C     = Do mi sol
G     =    sol si re
C7M/9 = Do mi sol si re

Agora, se o acorde for RÉ MENOR você deve tocar o acorde de LÁ MENOR  sobre ele, pois a quinta do RÉ é LÁ. Isso fará com que o acorde de RÉ MENOR soe com um Dm7/9, já que o Am contém a nota Dó ( 7 ) e a nota mi ( 9 ) de Ré. Veja:

Dm    = Ré fa la
Am    =    la do mi
Dm7/9 = Ré fa la do mi

Considerações importantes sobre essa sobreposição:

  1. Sobre acordes maiores use tríades também maiores
  2. Sobre acordes menores use tríades também menores
  3. Sobre o acorde dominante ( V grau ) use a tríade menor
  4. Sobre o acorde do VII grau use a tríade maior

Veja um exemplo detalhado da sobreposição das tríades, a partir da quinta, no campo harmônico de Dó Maior:

C + G = C7M/9 ( do mi sol si re )
Dm + Am = Dm7/9 ( re fa la do mi )
Em + Bm = Em7/9 ( mi sol si re fa# )
F + C = F7M/9 ( fa la do mi sol )
G + Dm = G7/9 ( sol si re fa la )
Am + Em = Am7/9 ( la do mi sol si )
Bm(b5) + F = Bm7/9(b5) ( si re fa la do )

Quer aprender ainda mais sobre Acordes?

Se a resposta for sim, te convido a conhecer o curso em vídeo, o Teclas Mágicas, onde você aprende tudo que precisa para tocar teclado/piano na sua banda, igreja ou ministério.

Confira no link abaixo tudo que está te esperando no curso.

→ Quero conhecer o curso Teclas Mágicas

Qualquer dúvida, basta deixar um comentário.

Artigos relacionados

  • Mãos tocando piano

    Como Tocar os Acordes Maiores Invertidos no Teclado

  • tocar acordes menores

    O Campo Harmônico menor Natural ( Parte 1 )

  • dedo no teclado

    O Campo Harmônico Maior ( Parte ll )

  • acordes com sétima maior no teclado

    Como Tocar os Acordes Maiores com Sétima Maior no Teclado

  • AS MELHORES TÉCNICAS PARA FAZER UM FUNDO MUSICAL NO TECLADO: 8 DICAS INFALÍVEIS

  • 10 Dicas Para Você Se Tornar um Bom Tecladista Sem Perder Seu Tempo

Richardson

Professor de música, produtor musical, criador do canal acordesfree.

Saiba mais aqui →
  • Vídeo Aulas
  • Tutoriais e Dicas
  • tablaturas gospel
  • cifras gospel

Estamos no Facebook

AcordesFree

ARTIGOS POPULARES

  • Como Tocar os Acordes Maiores no teclado
  • Como usar o capotraste ( braçadeira para violão )
  • Como Tocar os Acordes Maiores com Sétima Maior no Teclado
  • Como Tirar Música De Ouvido – Guia Simples e Prático

Tablaturas e Cifras · 2025 © Todos os direitos reservados

  • Política de Privacidade
  • Tablaturas
  • Cifras
Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência.
ConfiguraçõesEntendi e aceito
Manage consent

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary
Sempre ativado
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.
Non-necessary
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.
SALVAR E ACEITAR