Sobreposição de acordes é mais um assunto simples, porém extremamente poderoso para você obter uma sonoridade mais bela em seus arranjos.
Mesmo que você ainda seja iniciante e não conheça todos os acordes, não desista desse artigo. Eu garanto que você vai aproveitar muito esse conteúdo.
Estudar e entender como um acorde pode ser sobreposto ( empilhado ) sobre o outro é muito importante para que você consiga tocar melhor e criar novos arranjos.
Então continue lendo para saber como aplicar a sobreposição de acordes em suas músicas ou solos. E também para saber mais sobre:
→ O que é sobreposição de acordes
→ Como sobrepor as TRÍADES a partir da Terça
→ Como sobrepor as TÉTRADES a partir da Terça
→ Como sobrepor as TRÍADES a partir da Quinta
Gostou do que vamos estudar? Então compartilhe já com seus amigos para que cada vez mais músicos consigam aplicar a sobreposição de acordes para melhorar a forma de tocar.
O QUE É SOBREPOSIÇÃO DE ACORDES?
Como o próprio nome já diz, sobrepor um acorde é tocar um acorde sobre o outro. Ao invés de tocar a tríade de Dó Maior ( do, mi, sol ) de forma simples, você toca um Mi menor ( Em ) sobre o acorde de Dó Maior, assim você está sobrepondo o acorde de Em sobre C.
Essa técnica é muito utilizada para conseguir novos sons e deixar sua forma de tocar mais atraente.
Também é muito usada para improvisar melhor, pois se você entende que os arpejos são as mesmas notas do acorde ( tríade ou tétrade ), basta tocar um arpejo de Em sobre o acorde de C e terá outra sonoridade.
Enfim, sobrepor um acorde é ” empilhar ” acordes, seja em tríades ou tétrades.
COMO SOBREPOR AS TRÍADES A PARTIR DA TERÇA
A primeira forma que você deve praticar é tocar as tríades começando sempre da terça do acorde.
Logo, se seu acorde for DÓ MAIOR você tocará o acorde de MI MENOR sobre ele, pois a terça do DÓ é MI. Isso fará com que o acorde de DÓ MAIOR soe com um C7M, já que o Em contém a nota Si que é a 7M de Dó. Veja:
C = Do mi sol Em = Mi sol si C7M = Do mi sol si
Se seu acorde for RÉ MENOR você deve tocar o acorde de FÁ MAIOR sobre ele, pois a terça do RÉ é FÁ. Isso fará com que o acorde de RÉ MENOR soe com um Dm7, já que o F contém a nota Dó que é a 7 de Ré. Veja:
Dm = Ré fa la
F = Fá la do
Dm7 = Ré fa la do
E aqui vão algumas considerações muito importantes:
- Sobre acordes maiores use tríades menores
- Sobre acordes menores use tríades maiores
- Sobre o acorde dominante ( V grau ) use a tríade meio diminuta
- Sobre o acorde do VII grau use a tríade menor
Veja um exemplo detalhado da sobreposição das tríades, a partir da terça, no campo harmônico de Dó Maior:
C + Em = C7M ( do mi sol si ) Dm + F = Dm7 ( re fa la do ) Em + G = Em7 ( mi sol si re ) F + Am = F7M ( fa la do mi ) G + Bm(b5) = G7 ( sol si re fa ) Am + C = Am7 ( la do mi sol ) Bm(b5) + Dm = Bm7(b5) ( si re fa la )
COMO SOBREPOR AS TÉTRADES A PARTIR DA TERÇA
A segunda forma que você deve praticar é tocar as tétrades começando sempre da terça do acorde.
Logo, se seu acorde for DÓ MAIOR você tocará o acorde de MI MENOR COM SÉTIMA sobre ele, pois a terça do DÓ é MI. Isso fará com que o acorde de DÓ MAIOR soe com um C7M/9, já que o Em7 contém a nota Si ( 7M ) e a nota Ré ( 9 ) de Dó.
Veja abaixo:
C = Do mi sol Em7 = Mi sol si re C7M/9 = Do mi sol si re
Se seu acorde for RÉ MENOR você deve tocar o acorde de FÁ MAIOR COM SÉTIMA MAIOR sobre ele, pois a terça do RÉ é FÁ. Isso fará com que o acorde de RÉ MENOR soe com um Dm7/9, já que o F contém a nota Dó ( 7 ) e a nota Mi ( 9 ) de Ré.
Veja abaixo:
Dm = Ré fa la
F7M = Fá la do mi
Dm7/9 = Ré fa la do mi
Algumas considerações muito importantes:
- Sobre acordes maiores use tétrades menores com sétima
- Sobre acordes menores use tétrades maiores com sétima maior
- Sobre o acorde dominante ( V grau ) use a tétrade meio diminuta
- Sobre o acorde do VII grau use a tétrade menor com sétima
Veja um exemplo detalhado da sobreposição das tétrades, a partir da terça, no campo harmônico de Dó Maior:
C + Em7 = C7M/9 ( do mi sol si re ) Dm + F7M = Dm7/9 ( re fa la do mi ) Em + G7M = Em7/9 ( mi sol si re fa# ) F + Am7 = F7M/9 ( fa la do mi sol ) G + Bm7(b5) = G7/9 ( sol si re fa la ) Am + C7M = Am7/9 ( la do mi sol si ) Bm(b5) + Dm7 = Bm7/9(b5) ( si re fa la do )
COMO SOBREPOR AS TRÍADES A PARTIR DA QUINTA
Agora vamos estudar e entender as tríades começando sempre da quinta do acorde.
Se o acorde for DÓ MAIOR você tocará o acorde de SOL MAIOR sobre ele, pois a quinta do DÓ é SOL. Isso fará com que o acorde de DÓ MAIOR soe com um C7M/9, já que o G contém a nota Si ( 7M ) e a nota Ré ( 9 ) de Dó.
Veja o exemplo abaixo:
C = Do mi sol G = sol si re C7M/9 = Do mi sol si re
Agora, se o acorde for RÉ MENOR você deve tocar o acorde de LÁ MENOR sobre ele, pois a quinta do RÉ é LÁ. Isso fará com que o acorde de RÉ MENOR soe com um Dm7/9, já que o Am contém a nota Dó ( 7 ) e a nota mi ( 9 ) de Ré. Veja:
Dm = Ré fa la
Am = la do mi
Dm7/9 = Ré fa la do mi
Considerações importantes sobre essa sobreposição:
- Sobre acordes maiores use tríades também maiores
- Sobre acordes menores use tríades também menores
- Sobre o acorde dominante ( V grau ) use a tríade menor
- Sobre o acorde do VII grau use a tríade maior
Veja um exemplo detalhado da sobreposição das tríades, a partir da quinta, no campo harmônico de Dó Maior:
C + G = C7M/9 ( do mi sol si re ) Dm + Am = Dm7/9 ( re fa la do mi ) Em + Bm = Em7/9 ( mi sol si re fa# ) F + C = F7M/9 ( fa la do mi sol ) G + Dm = G7/9 ( sol si re fa la ) Am + Em = Am7/9 ( la do mi sol si ) Bm(b5) + F = Bm7/9(b5) ( si re fa la do )
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