O tapping na guitarra ou two-hands, é uma técnica que foi popularizada pelo grande guitarrista Eddie Van Halen.
Essa técnica consiste em usar um, dois ou até mesmo três dedos da mão direita para tocar as notas no braço da guitarra. Geralmente usam-se os dedos indicador ( 1 ) ou médio ( 2 ). Em casos onde o guitarrista já é mais experiente pode usar o dedo anelar ( 3 ) também.
Para conseguir o efeito basta ” martelar ” a nota indicada pela letra ” T ” com um dos dedos citados acima e logo após usar um pull-off, slide ou outro efeito indicado na Tablatura.
Nesse artigo usaremos somente um dedo para fazer o tapping. Você pode optar pelo dedo indicador ( 1 ) ou médio ( 2 ).
Exercício 1
Esse primeiro exercício foi construído sobre a pentatônica de Am e usando tercinas. O tapping é feito na nota do padrão seguinte o que facilita a execução do exercício.
Exercício 2
Nesse exercício mantemos as tercinas e também usamos a Pentatônica. Repare que o que mudou foi a nota do tapping, que agora é feita dois padrões a frente do original.
Exercício 3
Agora você verá um exemplo usando arpejos. A progressão de arpejos foi Am, F, G, Am. Repare que a figura rítmica agora é a semicolcheia ( 4 notas por tempo ) e o tapping está sempre no 1º tempo de cada grupo de semicolcheias.
Exercício 4
Esse exemplo também foi construído usando arpejos. A sequência agora é G, Em, Am, D, G. A figura rítmica continua sendo a semicolcheia mas repare no sinal de repetição ( ritornelo ) que mostra que você deve voltar e tocar o compasso duas vezes.
Exercício 5
Agora temos um exemplo de tapping em uma corda só. O tom é FÁ MAIOR, começamos tocando a nota Sib ( 4 Justa de Fá ) e vamos subindo através das notas da escala até chegar novamente a nota Sib, uma oitava acima.
Uma diferença desse exercício está na figura utilizada, que nesse caso foi a sextina ( 6 notas por tempo ). Por isso, comece praticando bem lentamente com auxílio do metrônomo, e vá aumentando a velocidade aos poucos. Isso fará com que você obtenha muita precisão e clareza nas notas.
Exercício 6
Agora um exemplo utilizando a escala diatônica Maior, mais precisamente SOL MAIOR. A idéia aqui é tocar o padrão da escala maior fazendo o tapping sempre na 3ª nota do modo Frígio. E lembre-se de sempre observar a figura rítmica que está sendo usada, nesse caso a semicolcheia ( 4 notas por tempo ).
Exercício 7
Esse exemplo também foi construído sobre a Pentatônica de Am. Mas repare que temos uma novidade: o slide feito com o dedo do tapping.
A figura rítmica também voltou a ser a sextina, então lembre-se de praticar com muita calma pra não soar ” sujo “.
Exercício 8
Esse último exemplo foi construído sobre a escala de Am Harmônica. A dica aqui é que você pode praticar o tapping com a palheta ao invés do dedo. Experimente e decida se o som te agrada ou não.
CONCLUSÃO
Nem todos os guitarristas usam a técnica do tapping com muita frequência. Mas é muito importante praticá-la porque nunca se sabe quando precisaremos utilizá-la.
Para aprender melhor sobre ela é importante que você ouça guitarristas como Eddie Van Halen, Joe Satriani, Steve Hackett e Stanley Jordan, que são famosos por usarem essa técnica.
QUER SE APERFEIÇOAR MAIS NA GUITARRA?
Se a resposta for sim, te convido a conhecer o Método utilizado por mais de 1.500 guitarristas, onde você vai aprender tudo que precisa para se desenvolver na guitarra e ter resultados de forma eficiente, com um cronograma preparado especialmente para guitarristas que querem sair da básico e se desenvolver tecnicamente, na área da harmonia e improvisação e no estudo das escalas.
Confira no link abaixo tudo que está te esperando no curso.
Qualquer dúvida é só deixar um comentário.