Saber escolher a palheta é algo muito importante, pois ela é a conexão de sua mão com a guitarra. Geralmente quem está começando a tocar não se preocupa com isso, simplesmente vai a loja e pede uma palheta, sem se preocupar com a espessura, material ou tamanho. Mas, é importante lembrar que elas influenciam diretamente no som que você deseja tirar do seu instrumento.
Por exemplo, você conseguirá perceber nitidamente o som da palheta, se estiver tocando um rítmo, usando uma PALHETA mais FINA ( 0.5 mm ou 0.8 mm ). Elas tem o som mais BRILHANTE, por isso, muitos músicos gostam de usá-las para tocar violão e alguns rítimos na guitarra também.
Já as PALHETAS mais GROSSAS um pouco ( 1.0 mm ou 1.5 mm ) tem um som mais grave e são mais firmes, facilitando assim a execução da palhetada alternada e possibilitando destacar mais cada nota, melhorando a pegada. Usei durante muito tempo palhetas DUNLOP JAZZ III, que é uma palheta grossa e pequena ( usada pelo Eric Johnson ). Mas, de uns tempos pra cá, passei a utilizar a FENDER HEAVY, pois facilitou muito pra tocar Ritimos e ainda consigo ter firmeza nos solos. É uma questão de experimentar e perceber se aquele é o som que você está buscando.
DUNLOP JAZZ III FENDER
É claro que você deve pensar também no MATERIAL da palheta, pois ele também influencia no som. Veja nos exemplos abaixo:
- Palhetas de plástico – são as mais usadas. Produzem um som mais natural.
- Palhetas de metal – são mais caras. Produzem um som mais agudo, estridente.
- Palhetas de madeira – Produzem um som mais encorpado.
- Palhetas de pedra – também são mais caras. Produzem um som mais agudo mais menos estridente que as de metal.
Diante de tudo isso, qual é a melhor?
Como cada uma produz um som diferente e facilitam ou não a execução de determinada técnica, a única regra é EXPERIMENTE. A palheta serve de ligação entre seus dedos e as cordas, então, teste algumas até achar a que mais te agrada. Mas, lembre-se que pra um determinado tipo de guitarra ou violão, e um determinado estilo, você pode/deve usar palhetas diferentes.
E ai, qual palheta você usa? Depois de ler esse artigo, vai experimentar outros modelos?
Deixe sua opinião nos comentários abaixo.