O QUE É TRÍTONO
Trítono é o intervalo que contém três tons de distância entre duas notas ( quarta aumentada ou quinta diminuta ). Veja no exemplo abaixo:
FA fa# sol sol# la la# SI
Repare que entre as notas Fá e Si existe três tons de distância, o que caracteriza o trítono.
Outra forma de pensar no trítono é dividindo uma oitava ao meio. Veja no exemplo abaixo:
Do do# re re# mi fá fá# sol sol# la la# si do
Repare que a nota Fá# está no meio da oitava, formando assim 3 tons tanto de Do para Fa# quanto de Fa# para Do.
A SONORIDADE DO TRÍTONO
O trítono é um intervalo que muitos chamam de ” dissonante ” pois sua sonoridade da a sensação de instabilidade.
Se você já estudou o artigo ” As 3 Funções Harmônicas dos Acordes ” vai lembrar que o acorde dominante é o que tem essa sonoridade de instabilidade, tensão. Isso acontece porque ele é o acorde que contém o trítono.
Se você observar a formação de qualquer acorde dominante, verá que o trítono encontra-se sempre entre a terça maior ( 3M ) e a sétima menor ( 7 ).
Veja alguns exemplos:
G7 ⇒ Sol si re fa D7 ⇒ Re fa# la do A7 ⇒ La do# mi sol E7 ⇒ mi sol# si re B7 ⇒ si re# fa# la C7 ⇒ do mi sol sib
Outro acorde que também contém o trítono é o menor com sétima e quinta diminuta ( VII grau do campo harmônico maior ).
Veja o exemplo:
Am7(b5) ⇒ la do mib sol
Repare que o trítono está entre a Tônica e a quinta diminuta ( três tons ).
APROXIMAÇÃO CROMÁTICA DO TRÍTONO
Uma das coisas mais interessantes do trítono é a aproximação cromática que podemos usar.
Se você pegar o acorde G7 para resolver em C pode fazer essa aproximação de duas formas:
- Toque as notas Si e Fá do acorde de G7. Agora troque a nota Si por Dó e a nota Fá por Mi. Veja que você chegou nas notas Dó e Mi por aproximação cromática e o acorde agora é C.
- Toque as notas Fá e Si do acorde de G7. Agora troque a nota Fá por Mi e a nota Si por Dó. O mesmo efeito cromático mas com outra abertura do acorde de C.
APLICAÇÕES DO TRÍTONO
A forma mais prática de aplicar o trítono em seus arranjos é saber em quais acordes ele se encontra. E aqui quero te mostrar que existem três acordes básicos que se você tocar com certeza estará utilizando o trítono. São eles:
- Acorde do V grau. Exemplo: G7 é o V grau de C.
- Acorde SubV7. Exemplo: Db7 é o SubV7 de C.
- Acorde diminuto. Exemplo: B°
Veja agora algumas resoluções dos acordes que contém o trítono:
♦ O Trítono do V7 resolvendo no I grau
G7 resolvendo em C D7 resolvendo em G A7 resolvendo em D E7 resolvendo em A B7 resolvendo em E F#7 resolvendo em B
♦ O Trítono do SubV7 resolvendo no I grau
Db7 resolvendo em C Ab7 resolvendo em G Eb7 resolvendo em D Bb7 resolvendo em A F7 resolvendo em E C7 resolvendo em B
♦ O Trítono do Vll° resolvendo no I grau
Bº resolvendo em C F#° resolvendo em G C#° resolvendo em D G#° resolvendo em A D#° resolvendo em E A#° resolvendo em B
” DIABOLUS IN MUSICA “
Você deve estar se perguntando o motivo de ter colocada essa frase no final do artigo, certo?
Bom, conta a história que a igreja ocidental considerava o uso do trítono diabólico. A perfeição de Deus só poderia gerar sons harmônicos e não tenso ou ” dissonante ” como o trítono.
Daí o trítono recebeu o nome de ” diabolus in musica ” , traduzindo, ” o som do diabo “.
Bom, mas isso é só uma curiosidade. O que importa é você estudar esse intervalo e conseguir acrescentar em seus arranjos.
CONCLUSÃO
O trítono é uma ferramenta poderosa para acrescentar vida aos seus arranjos e improvisos.
Mas para que você consiga aplicá-lo, você precisa estudar e praticar bastante, até ficar bem fluente
Não há limites para a criatividade que você pode colocar nos seus arranjos musicais utilizando o trítono.
No entanto, o que vimos até aqui é somente uma introdução sobre o que você pode fazer para garantir que está criando arranjos com harmonias incríveis!
Qualquer dúvida sobre trítono ou sobre o curso, basta deixar um comentário!